Como medir o aprendizado usando o método de Kirkpatrick

Compartilhe o artigo!

Uma das dúvidas que mais encontramos em ambientes relacionados com o planejamento de projetos educacionais é a mensuração de resultados. Como saber se o treinamento foi um sucesso?

Existem diversas métricas que podem ser usadas para esse tipo de avaliação. Em design instrucional é comum usar o método de Kirkpatrick, que divide a avaliação em quatro níveis.

método de Kirkpatrick

Cada nível representa um degrau no nível de aproveitamento de qualquer iniciativa educacional.

  • Nível 1: Reação – Nesse estágio você consegue dos participantes a percepção de que o material usado no treinamento foi relevante e bem planejado. A impressão é de que o conteúdo é útil.
  • Nível 2: Aprendizagem – Depois de entender que o material educacional foi bem executado, as pessoas efetivamente memorizam e adquirem o conhecimento necessário.
  • Nível 3: Comportamento – Aqui temos a aplicação direta dos conhecimentos passados ao longo do treinamento nos seus ambientes de trabalho.
  • Nível 4: Resultados – No último nível você consegue atingir os resultados desejados pelo material educacional. Você pretendia ensinar uma pessoa como fazer a construção de uma casa? Aqui ela efetivamente termina a construção de maneira correta.

O mais comum nesse tipo de avaliação é chegar ao nível dois com a maioria dos alunos envolvidos. Atingir o nível quatro é o ideal, mas existem diversos complicadores que dificultam a obtenção desse resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.