Quando trocar o Moodle pelo WordPress

Quando trocar o Moodle pelo WordPress?

Compartilhe o artigo!

A escolha de uma plataforma para oferecer cursos online é de fundamental importância, pois é essa plataforma que vai ajudar você no desenvolvimento do seu conteúdo. Entre as plataformas LMS mais conhecidas do mercado, encontramos o Moodle. É uma ferramenta fantástica para gerenciar alunos, cursos e comunidades educacionais.

Mas, o Moodle possui muitas limitações no que diz respeito ao seu uso como ferramenta externa aos ambientes acadêmicos. Vamos imaginar que você está planejando montar seus próprios cursos. A maneira natural de expandir seus negócios é reunir potenciais alunos, montar suas aulas e começar a oferecer inscrições para os cursos.

Nesse tipo de situação, em que você está planejando trabalhar com a oferta comercial de cursos rápidos, o Moodle não é a melhor alternativa.

Quando trocar o Moodle pelo WordPress

Qual a melhor opção? O WordPress é quem tem maior potencial para ajudar você.

Mas, ele não é uma plataforma para blogs?

No início o WordPress era classificado como uma plataforma exclusiva para blogs, mas com o tempo ele evoluiu para algo próximo de um CMS (Content Management System).

Você pode criar e oferecer diversos tipos de sistemas usando o WordPress, usando inclusive cursos.

Entre as vantagens do WordPress está o fato de ser relativamente simples de manter, em comparação com o Moodle que exige manutenção constante da plataforma. É possível manter o WordPress sozinho, ou em pequenas equipes.

Existem também inúmeras soluções para trabalhar com e-commerce no WordPress, o que facilita sua adoção como plataforma comercial de cursos online.

Então, quando devemos usar o Moodle?

Para esses tipos de solução, o Moodle seria recomendado para situações em que você possui grande necessidade de integrar ciclos educacionais contínuos. Por exemplo, uma instituição que oferece disciplinas online.

Isso geralmente exige o uso de recursos diversos para gerir iniciativas que duram entre 1 a 6 meses de interação. O perfil acadêmico do Moodle é uma grande vantagem nesses casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *