Estratégia de design para slides: Como persuadir sua audiência?

Compartilhe o artigo!

Sempre que precisamos desenvolver algum tipo de apresentação em slides, seja para uma palestra ou aula, o objetivo é o mesmo: transmitir uma idéia. A idéia pode ser representada por um conceito ou fato científico, como é comum em aulas. Mas, no caso das apresentações empresariais o objetivo é vender uma idéia e tentar convencer a audiência sobre a qualidade de um produto ou serviço. O desafio para a maioria dos palestrantes é criar um tipo de slide, que consiga ao mesmo tempo comunicar a idéia e também convencer a audiência, sobre a sua qualidade.

Como criar slides que vendem idéias?

Se você quiser aprender um pouco mais sobre essa técnica, o Andrew Abela do ótimo Extreme Presentation publicou um slide que o mesmo usa para explicar a técnica necessária para conseguir esse conceito em slides. Para as pessoas interessadas, o slide é uma ótima fonte de informação e dicas sobre o design desse tipo de material. Talvez os professores e pessoal mais voltado para a produção acadêmica não encontre utilidade imediata, mas depois de analisar um pouco mais o conteúdo do material. Podemos aproveitar o mesmo para defender pesquisas.

estrategia-design-slides-powerpoint

Segundo o slide, uma apresentação de impacto é baseada em três fatores primordiais que são:

  • Use slides próprios para conferências: Aqui é importante caprichar no design dos slides para que os mesmos sejam apropriados para apresentação, e não o slide do tipo slidocumento. Aquele slide cheio de informações e poderia ser muito bem impresso e classificado como apostila. Uma dica interessante do material é a apresentação de detalhes simultâneos sobre o mesmo assunto, em apenas um slide. Assim é possível desenvolver o tema e ainda convencer a audiência com comparações entre diferentes produtos ou abordagens.
  • Aponte várias evidências para os fatos apresentados: Quanto maior for o número de fontes de informação e evidências sobre o assunto apresentado, melhores serão os seus argumentos na apresentação. Por isso, use o máximo que você tiver.
  • Apresente o conteúdo no formato de uma história: Apresentar conteúdo no formato de uma história sempre ajuda as pessoas a contextualizar o conteúdo, e aplicar os conceitos nas suas próprias realidades. Por isso, não será em vão pensar em uma pequena história para servir de apoio a sua apresentação.

Com essas dicas é possível trabalhar em uma apresentação mais direcionada a o convencimento e vender idéias, com o auxílio de apresentações em PowerPoint bem preparadas.

One thought on “Estratégia de design para slides: Como persuadir sua audiência?”

  1. Pena que é tudo na teoria…atençao, nao que seja ruim, mas seria muito bons alguns modelos a comprovar a teoria…
    Abraços, bom trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *