Interfaces educacionais: O desafio de ajustar a interface do Moodle

Compartilhe o artigo!

Se você é leitor aqui do Blog, deve saber que estou sempre defendendo o Moodle como o sistema LMS indicado para a maioria das instituições de ensino, pelas suas incríveis ferramentas pedagógicas e possibilidades educacionais abertas a professores. Com o uso de um sistema como esses, os professores podem realmente aproveitar a internet como meio educacional. Mas, assim como tudo na vida o Moodle não é perfeito, ele tem os seus defeitos, sendo que um dos mais criticados é a sua interface. Hoje estamos acostumados com interfaces na internet, com vários atrativos visuais e estrutura organizada de maneira a expor os mais modernos conceitos de arquitetura de informação.

Mas, parece que o Moodle está demorando muito para evoluir mesmo nessa área. Uma das soluções para melhorar a interface do Moodle é investir na personalização dos temas usados no sistema, que tem como objetivo alterar a visual de todo o site. Mesmo nesse ponto o Moodle apresenta algumas sérias limitações e trava o trabalho dos designers de interface. Veja esse artigo sobre o desenvolvimento de temas para o Moodle, que acaba sendo uma ótima análise sobre a estrutura do sistema em si. O artigo foi escrito por Patrick Malley, que é um dos responsáveis pelo Newschool Learning.

FotoliaComp_1552206_2LE2YLeo68naFXLeI6GZ02gydIkPCV.jpg

Caso você não conheça, recomendo fazer uma visita ao Newschool Learning, pois eles têm os melhores temas para o Moodle. Posso dizer, pois uso os temas deles em todos os meus projetos com o Moodle, e o curso x benefício dos temas é incrivelmente alto.

No artigo, o Patrick Malley comenta sobre as dificuldades em flexibilizar a interface do Moodle, com temas mais condizentes com padrões de design para interfaces usadas hoje. No artigo, o próprio designer aponta algumas soluções para a interface, mas tudo do ponto de vista visual e cosmético. Ele mesmo admite que não exista embasamento pedagógico para as mudanças. Mesmo assim são considerações importantes, permitir que as instituições de ensino possam personalizar a interface do Moodle seria um passo importante para angariar ainda mais usuários.

Esse é um problema do Moodle? Na verdade, a maioria dos sistemas LMS sofre do mesmo problema. Se o Moodle permitisse mais flexibilidade, seria um dos primeiros a fazê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *