Análise de palestra feita com o Apple Keynote 2009

Compartilhe o artigo!

Ontem tive a oportunidade de ministrar a primeira palestra usando a nova ferramenta da Apple para apresentações, o Keynote `09. Já tinha usado as versões anteriores para ministrar palestras e estou avaliando as novas ferramentas e opções do software, para literalmente substituir o PowerPoint ou o Impress do Open Office, como minhas ferramentas para palestras e aulas. Sempre que tenho a oportunidade de apresentar alguma coisa ou assunto, reparo que o impacto do Keynote sobre a platéia é muito positivo, principalmente pela qualidade dos gráficos animações, que deixam o visual mais interessante.

Sou adepto das apresentações mais limpas, voltadas para slides com conteúdo baseado em fotografias e com poucas animações, mas devo confessar que dessa vez acabei adicionando um pouco mais de movimento nos slides. Os efeitos de transição e animação são muito bonitos, como é característica como sempre.

Mas, não é na parte visual que o Keynote se destaca! A ferramenta apresenta algumas opções fantásticas para palestrantes e professores, no controle total da sua apresentação, principalmente no que se refere ao tempo decorrido da palestra. Assim que começamos a apresentação, as telas ficam divididas da seguinte forma, para a platéia ficam visíveis os slides e para o palestrante essa tela:

apple-keynote

Como você pode perceber, podemos visualizar a hora, tempo decorrido, slide exibido e próximo slide. Esse tipo de interface, visível apenas para o palestrante é fantástica! A visualização do tempo total da palestra é um excelente controle para o apresentador, que sabe os pontos em que é possível desenvolver mais o assunto ou acelerar o conteúdo.

Mesmo para os mais experientes palestrantes, a possibilidade de visualizar o próximo slide de uma palestra é muito interessante, pois dá uma noção do que está sendo comentado no momento e os próximos tópicos. Com isso, podemos discursar sobre um determinado assunto e preparar a platéia para o próximo slide.

Isso evita a famosa “cola” impressa que os palestrantes e professores levavam para suas apresentações e aula, com a seqüência de slides impressa. Essa consulta servia para que o palestrante tivesse uma idéia da ordem em que os slides são apresentados.

Com o tempo, pretendo falar um pouco mais sobre o Keynote e minhas experiências com ele, pois essa pode ser uma ótima oportunidade para as pessoas interessadas em melhorar o visual e fugir do senso comum, gerado por apresentações no PowerPoint. O Keynote pode ser copiado nesse endereço, junto com a suite iWork 09 da Apple como uma versão de testes por 30 dias.

Caso você queira saber, o tema da minha apresentação foi “Metodologias para produção de conteúdos em cursos online”.

4 comentários sobre “Análise de palestra feita com o Apple Keynote 2009”

  1. Oi Jackson,

    Assim que o Slideshare ficar compatível com o formato do Keynote 09, vou publicar a minha apresentação lá. Assim que o fizer, coloco um link aqui.

    Abraços

  2. Boa tarde Alan Britto, sei que você deve ser um cara super ocupado, mas estou preparando uma apresentação no Keynote para o presidente a da empresa em que trabalho, e não estou conseguindo rodar um vídeo com audio, pois converti o vídeo em .avi pelo Total Video Converter em um PC, copiei o vídeo .avi para o mac e importo no Keynote, o aúdio não sai, no PC sai normalmente.
    Outro problema que estou tendo é em relação a uma música de fundo, como faço para colocar uma música e ela tocar em em todo slide.
    Se puder me ajudar ficarei grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *