Como lidar com interrupções em apresentações e palestras?

Compartilhe o artigo!

Uma coisa que sempre deixa muita gente nervosa em apresentações, tirando a parte do falar em público são as interrupções que eventualmente podem acontecer nas palestras. Essas interrupções são comuns e podem quebrar o ritmo de uma boa palestra. O medo dos palestrantes é de aparecer alguma interrupção com a qual ele não possa lidar, como uma pergunta que foge do escopo da apresentação e passar a idéia de que não conhece o assunto. Já vi muitas pessoas, que demonstravam confiança em relação ao assunto da palestra que estavam ministrando, mostrar habilidade em dizer que desconhece o assunto, e outros que se complicavam em tentar explicar algo que não dominam.

Como lidar com isso?

Se você quiser um material mais extenso, recomendo a leitura desse artigo sobre o assunto em língua inglesa.

Orange Question Mark Button

Agora, na prática existem algumas coisas que são de conhecimento da maioria dos professores, com um pouco de experiência na sala de aula. No meu caso, eu geralmente faço o seguinte quando sou interrompido em aula, ou durante uma palestra:

  1. Deixo que a pessoa faça a pergunta ou questionamento até o final
  2. Caso a pergunta seja respondida na mesma aula ou palestra, informo apenas que ela deve aguardar um pouco para que a pergunta seja respondida
  3. Se o assunto for completamente diferente da aula ou palestra, eu me comprometo a falar com a pessoa quando a apresentação terminar, para passar a indicação de livros ou web sites sobre o assunto
  4. O mais importante é que você consiga responder prontamente, mesmo que seja com um sincero “desconheço esse assunto, mas posso indicar fontes de pesquisa”
  5. Depois de esclarecidos os pontos, retorne para a sua apresentação e termine a linha de raciocínio

Como você pode perceber, os procedimentos são simples e evitam a maior parte dos problemas e da maior causa de descontentamento em apresentações, que é a sensação de pânico ou desconforto do palestrante. O mais importante é manter a calma e se preparar para qualquer eventualidade.

Para professores mais experientes, isso é fácil, pois com o tempo é possível reunir uma boa gama de perguntas freqüentes, feitas durante as apresentações e até usar isso, como fonte de informação para um slide no final da apresentação, ou até mesmo pontos que devem ser comentados mesmo no final.

3 comentários sobre “Como lidar com interrupções em apresentações e palestras?”

  1. Olá,

    Gostaria de saber como tratar o assunto de interrupção quando vc está apresentando em equipe e os próprios membros da equipe não conseguem ficar sem interromper a todo o instante? Como lidar com esta questão, pois os membros não estarão fazendo perguntas e sim tentando mostrar conhecimento para o publico da apresentação, e as vezes quebrar o ritmo do palestrante sem má intençao mas se prolongam e acabam antecipando informações que seriam comentadas no futuro na apresentação. Obrigada. Mirella

  2. Oi Mirella,

    Nesse caso é melhor você deixar claro no início da apresentação, que o espaço para perguntas e dúvidas será no final da mesma. Essas regras devem ser comunicadas logo no início.

  3. Boa tarde!
    Tenho um trabalho da faculdade para apresentar, o tema que nos foi dado é palestra, podemas usar um assunto livre e fazer também uma dramatização em cima do tema. Gostaria de pedir uma ajuda de como realizar essa palestra com dramatização!
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *