Como começar uma apresentação em PowerPoint? Pelo conteúdo ou visual?

Compartilhe o artigo!

Estava conversando hoje com uma pessoa interessada em elaborar uma apresentação em PowerPoint, quando ela me perguntou se eu poderia ajudar, criando a parte visual da apresentação, para conseguir um efeito mais agradável nos slides. A minha resposta? Bem, disse que poderia fazer sem maiores problemas, mas e o conteúdo? Como devem ser elaborados os slides? Quais a palavras chave? Essa mesma pessoa me respondeu que ainda não tinha o conteúdo pronto, mas que eu já poderia ir criando o visual para os mesmos.

Mas como isso é possível? Será que a parte visual dos slides deve ser elaborada antes do conteúdo?

A resposta é não! Eu imediatamente rebati a proposta, me colocando a disposição para elaborar o material, contanto que os conteúdos textuais estivessem prontos.

postit notes

Depois de pensar um pouco, percebi que isso é uma prática comum até mesmo entre professores mais experientes, e instituições de ensino também acabam caindo na armadilha, de enviar para seus professores, modelos de apresentação no PowerPoint para que seus professores possam elaborar aulas.

O resultado? Aulas que envolvem grande quantidade de carga cognitiva, com explicações e raciocínio precisam ser elaboradas no mesmo espaço e diagramação, que conteúdos técnicos com a exposição de fórmulas matemáticas e teorias matemáticas.

A conseqüência disso são aulas chatas, com apresentações padronizadas e sem o menor nível de criatividade.

Bem, o que eu quero com esse artigo é sugerir a todos os designers instrucionais, que ao trabalhar com professores e possíveis palestrantes, é importante salientar que a criação dos conteúdos é o primeiro passo, antes mesmo dos visuais. Alguns autores especializados em apresentações, como a Nancy Duarte e o Garr Reynolds, recomendam até mesmo que você deva trabalhar com papel e caneta, para montar um storyboard da sua apresentação, antes de abrir o PowerPoint.

A vantagem em fazer isso é que você pode fazer correções no conteúdo, sem perder tempo localizando fotografias e gráficos, para textos que podem até mesmo não fazer mais parte da apresentação.

Portanto, se você estiver nessa mesma situação, recomendo orientar e convencer a pessoa, que o resultado será muito melhor com o uso de um “esqueleto” da apresentação, que já contenha os textos.

One thought on “Como começar uma apresentação em PowerPoint? Pelo conteúdo ou visual?”

  1. Eu costumo planejar a aula no freemind e agregar o material que eu vou usar onenote, só depois passo para a parte gráfica da apresentação. Mas confesso que já cai neste mesmo erro de me preocupar antes com o visual do que com conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *