Como integrar apresentações em PowerPoint no Moodle?

Compartilhe o artigo!

Em todos os treinamentos sobre Moodle em que tenho oportunidade de participar, sempre que os professores ou futuros tutores têm contato com os questionários e as lições, aparecem muitas dúvidas. Os questionários requerem a configuração de grande número de detalhes, como os grupos e o banco de perguntas, gerando muitas telas e os professores sem muito contato com internet e sistemas na web, ficam um pouco confusos. Mas em termos de dúvidas, o recurso campeão é a lição. A taxonomia da palavra é o primeiro desafio, pois no Moodle as lições se confundem com os questionários.

Muitos professores perguntam se os nomes representam a mesma opção. Bem, as lições são mais complexas e podem abrir um leque incrível de possibilidades para os tutores. Uma das funções mais simples das lições é permitir a integração de apresentações em PowerPoint, diretamente no Moodle.

Caso você tenha curiosidade em saber como isso funciona, ou já usa o Moodle, mas nunca usou esse recurso, existe um ótimo tutorial em vídeo no Youtube, que mostra o processo completo de configuração de uma lição, para que o Moodle mostre uma apresentação do PowerPoint, integrada à atividade.

O vídeo está em inglês, mas é de fácil entendimento e em alguns momentos as legendas ajudam a compreender as explicações:

No vídeo, podemos perceber que o segredo para a configuração da lição é o ajuste do tipo de atividade. Existe uma opção de formatação da lição, em que é possível escolher o tipo de lição usada como sendo Slideshow. Quando escolhemos a opção “Yes” ou Sim nas versões traduzidas do Moodle, estamos determinando que uma apresentação do PowerPoint deva ser usada na lição.

Depois a autora do tutorial ainda determina a existência de um menu lateral, para navegar entre os slides e salva a lição. Com tudo configurado, podemos adicionar uma apresentação.

Antes de adicionar o arquivo na lição, a autora do tutorial ainda faz uma breve descrição da apresentação usada. O modelo de slide usado é bem simples, sem muitos recursos visuais. Ela compacta o arquivo para depois enviar o material para o Moodle.

Pronto! Com isso a apresentação será enviada para o Moodle e você poderá até mesmo, fazer a edição do material dentro do sistema. Repare na demonstração que as figuras e imagens acompanham os slides. Claro que quanto menos gráficos, menor a probabilidade de acontecerem problemas com os slides.

Espero que o vídeo tenha sido útil para quem não conhecia o Moodle e para os que conhecem, mas nunca usaram a lição, esse é o momento de tentar usar essa incrível opção!

One thought on “Como integrar apresentações em PowerPoint no Moodle?”

  1. muito obrigado!!! ajudou muito!! pessoal é so prestar atenção direitinho que dá pra entender… pra aprender sozinho é que eu achei complicado.

    valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *