Curso de pesquisa avançada na internet para cursos EAD

Compartilhe o artigo!

Qualquer pessoa que pretenda fazer um curso pela internet deveria ao menos ter conhecimentos medianos em busca avançada em mecanismos de busca, como o Google. Na maioria dos cursos a distância, que usa a internet como apoio, existe um módulo introdutório que ensina a usar apenas o ambiente virtual, mas muito pouco ou nada é apresentado sobre busca avançada na internet. Como seria o impacto de um pequeno módulo como esse em cursos que usam internet como apoio? Será que isso poderia evitar um problema recorrente; as pesquisas de conteúdo em meios eletrônicos? Que é a repetição dos resultados de pesquisa.

Por exemplo, sempre que um professor ou tutor a distância solicita uma busca por um determinado conteúdo, para que os alunos façam um relatório ou uma pequena redação sobre o tema, os resultados sempre são baseados nos mesmos web sites.

RSS Diagram

O Google oferece os chamados operadores de pesquisa avançada, que permitem buscas com filtros bem específicos, fazendo com que uma mesma busca possa apresentar resultados bem distintos.

Outra opção fantástica de busca para os alunos são as chamadas redes sociais. Sempre que mostro o Del.icio.us os alunos fica impressionados com os recursos classificados e organizados por outras pessoas. A mesma coisa se aplica as fotografias disponíveis no Flickr e em várias outras redes sociais.

Fica ainda mais evidente um curso desse tipo, quando os alunos precisam estudar e usar a internet para aprender e acompanhar as atualizações nos sistemas de ensino. Quer ver outro recurso fantástico, que muitas vezes é ignorado pelos cursos introdutórios dos cursos a distância? O RSS, que é ferramenta fundamental para acompanhar as atualizações de conteúdos nos vários sistemas dos cursos.

Como você pode perceber, esse tipo de conteúdo é muito importante para alunos que precisam aprender pela internet.

Se eu fosse começar um projeto de curso, usando esses conteúdos, colocaria os seguintes temas para começar:

  • Mecanismos de busca
  • Operadores de pesquisa
  • Redes sociais
  • Atualizações com RSS

Caso você seja aluno de um desses cursos, ou o designer instrucional responsável pelos projetos dos cursos, fica a dica para enriquecer ainda mais a experiência dos seus alunos na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *