Sim, como o tÃtulo desse artigo sugere o maior sistema de compartilhamento de vÃdeos do mundo o Youtube, agora permite que os seus vÃdeos mostrem legendas. Qual o impacto disso para ambientes que usam vÃdeos como ferramenta para educação? O impacto é total! Se você é professor universitário, deve saber que o conhecimento da lÃngua inglesa é uma grande barreira para a maioria dos alunos, fazendo com que muito material fantástico disponÃvel no Youtube fique de lado, na seleção de conteúdos para aulas a distância.
Com a possibilidade de inserir legendas nos vÃdeos a coisa muda de figura. Agora, os próprios professores podem fazer as próprias legendas dos vÃdeos, assim seus alunos e outras pessoas podem se aproveitar desse material de maneira mais rápida e eficiente.
Os professores ficam responsáveis pelas legendas? Será que isso vai funcionar? Não estou colocando em xeque o conhecimento dos docentes, mas ainda vejo muita gente torcer o nariz, quando o assunto é colaborar com projetos comunitários. Por exemplo, será que um professor da área de saúde colocaria legendas em um vÃdeo que mostra procedimentos médicos? Permitindo que esse material fosse colocado nas suas aulas EAD, mas também que fosse usado pela “concorrência”?
Eu sinceramente espero que sim, afinal o conhecimento deve ser compartilhado e não terÃamos essa grande gama de informações na internet, caso várias pessoas tivessem interesse em compartilhar conteúdos de maneira gratuita, apenas pelo fato de ajudar.
Se o vÃdeo não tiver legendas, ainda é possÃvel usar o mesmo para aulas EAD? Claro que sim, mas o professor ou tutor a distância precisa tomar alguns cuidados. Primeiro é verificar se o vÃdeo pode ser inserido no ambiente Moodle ou no LMS da instituição, isso pode ser verificado de maneira fácil com a disponibilização de um código em HTML, disponÃvel na maioria das páginas de vÃdeo, mas que é desabilitado em alguns vÃdeos.
Com o código selecionado, o professor ou equipe responsável pelas aulas na internet precisa apenas inserir o código em uma página Web, ou recurso semelhante no seu LMS. No meu caso, sempre recomendo aos professores que queiram usar vÃdeos como apoio educacional, fazer uma apresentação do material para os alunos e depois uma conclusão.
Na maioria dos casos, os vÃdeos existentes nesses sistemas e que podem ser usados para aulas, não apresentam legendas. Então o professor faz uma introdução em texto, sobre o que será visualizado pelos alunos e depois uma conclusão. Assim não resta dúvida ou problemas de interpretação por parte dos alunos.
Esse método de explicar o conteúdo em texto, ainda deve ser muito utilizado. Pelo simples fato que o texto fica disponÃvel de maneira restrita, no LMS da instituição de ensino, enquanto a legenda é disponibilizada para todos os usuários do Youtube.
Para saber mais sobre o recurso, leia o anuncio oficial no Blog do Youtube.
Espero que esse comportamento mude aos poucos, e que todas as pessoas possam aproveitar conteúdo cientÃfico baseado em vÃdeo, para várias lÃnguas.
Pois é, o everyzing.com (http://search.everyzing.com/) já fazia há uns dois anos, extraindo o texto de vÃdeos e podcasts de várias fontes. Não sei pq nunca emplacou por aqui.