Guia para ensinar com tecnologia

Compartilhe o artigo!

Imagine a seguinte situação, você é um professor universitário e recebe uma determinação da direção acadêmica da sua instituição; os docentes devem fazer uso de tecnologia para educar! Sei que esse tipo de determinação ainda é difícil em instituições de ensino no nosso país, o uso de tecnologia é encarado como “desperdício” de dinheiro ou até mesmo como entrave para o processo de ensino. Um dos motivos é plausível, a maioria dos alunos ainda tem difícil acesso a computadores e internet, e para um professor colocar como obrigatório o uso de recursos educacionais, disponíveis apenas para quem tem acesso a internet é complicado.

Se bem que, quando os alunos querem usar a internet como forma de entretenimento, eles sempre encontram uma maneira de acessar!

Mas, voltando ao assunto do artigo, o que um professor pode fazer se receber uma determinação da sua instituição de ensino para usar tecnologia? A solução é pesquisar e estudar.

teacherworkshop

Não seria ótimo se a instituição de ensino disponibilizasse os recursos e materiais de apoio, para que os professores desenvolvessem as competências e habilidades necessárias para usar a tecnologia? Foi isso que a Universidade da Flórida fez, eles disponibilizam uma página com várias dicas sobre como usar tecnologia em sala de aula.

A lista é muito interessante e tem alguns recursos que podem ser aproveitados por professores de outras instituições. Veja a lista dos recursos listados na página:

  • Como fazer o fechamento de notas usando planilhas eletrônicas, como o Excel
  • Como identificar plágio no trabalho dos alunos. Esse é um recurso de sumária importância para professores, que ensinam na era o “copiar e colar”.
  • Como fazer textos em formato de Web Site e enviar o material para um servidor
  • Como criar aulas em formato de PodCast
  • Como criar aulas com slides do PowerPoint com narração
  • Como transformar apresentações em PowerPoint em vídeo
  • Como usar Blogs e Wikis em sala de aula

Cada um desses tópicos é apresentado com um pequeno guia, explicando aos professores o que eles devem fazer para aproveitar os recursos e potencialidades.

No final da página ainda existem links, para web sites e artigos sobre o uso de tecnologia e educação.

Muito legal a iniciativa da universidade, caso você esteja passando pela mesma situação, de adaptação em relação aos métodos tradicionais de ensino, para um que use com mais freqüência a tecnologia, recomendo a leitura dos guias e o uso do material como referência para um estudo mais aprofundado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *