Imagine a seguinte situação, você precisa ministrar uma palestra ou treinamento, chega na hora certa, está tudo preparado, mas as pessoas que precisam assistir ao treinamento ainda não estão presentes. O que fazer? Se você for uma pessoa importante, pode começar a palestra e depois as pessoas se esforçam para recuperar o que perderam, mas se você precisa que as pessoas assistam, precisa ganhar tempo. Uma ótima maneira de ganhar tempo é conversar com as pessoas presentes. Enquanto você conversa com as pessoas, pode colocar uma apresentação em looping infinito no PowerPoint.
Essa apresentação tem como objetivo apenas entreter a audiência, enquanto a apresentação mesmo não começa.
Você sabe fazer uma apresentação assim? Com um slide que fica se repetindo infinitas vezes? Caso não saiba, encontrei esse ótimo tutorial de PowerPoint, que mostra o processo completo:
No tutorial o autor explica uma maneira muito simples de fazer esse tipo de apresentação. O segredo de tudo é elaborar duas apresentações.
A primeira é que deve ser configurada para repetir indefinidamente. Para fazer a transição de uma apresentação para outra, o autor do tutorial recomenda que seja adicionado um botão, com um link no PowerPoint, para carregar o outro arquivo da apresentação.
Simples não é?
Achei interessante também a maneira com que ele elaborou a primeira apresentação, os textos ou gráficos precisam ter animações de entrada e saÃda. Assim a audiência não percebe a repetição dos itens da animação. No vÃdeo, ele usa textos apenas para ilustrar a apresentação, mas você pode tentar fazer composições com imagens.
Considere usar essa técnica, para melhorar as suas apresentações. Já participei de alguns treinamentos e palestras em que o primeiro slide, do apresentador fica sendo exibido por tempo indefinido. Isso é um problema? Na verdade não, mas você pode aproveitar melhor esse espaço de tempo, para passar palavras-chave sobre o assunto do treinamento, perguntas que são respondidas na palestra, imagens ou outros elementos que possam servir até como “icebreakers” , para a apresentação.
É só colocar a sua criatividade em ação para criar a sua introdução.
Olá… não consegui acessar o tutorial, você poderia manda-lo pra mim por email, por favor?
Muito obrigada e parabéns pelas dicas!