Livros para quem trabalha com educação a distância

Compartilhe o artigo!

Como ficar atualizado nas últimas tecnologias e metodologias para educação a distância? Esse é um grande desafio para qualquer pessoa interessada em desenvolver uma carreira na área. Infelizmente, a quantidade de cursos disponíveis no mercado não acompanha totalmente, as necessidades e velocidade com que os meios de comunicação se atualizam. Outro ponto fundamental, muitos deles estão fundamentados apenas nos métodos usados e testados nos cursos a distância, de instituições de ensino que aplicam EAD no seu cotidiano. Tudo bem, eu sei que esse tipo de aprendizado é importante, principalmente se a fórmula e metodologias pedagógicas funcionam.

Mas e se eu quiser aprender mais?

Nesse caso, você deve fugir dos cursos voltados para educação a distância e procurar livros. Sempre tive muito interesse pelo mercado de e-learning americano, que está muito mais desenvolvido que o nosso, principalmente no que se refere aos treinamentos empresariais. Nas universidades é até complicado comparar. Claro que isso é conseqüência de fatores socioeconômicos e não de competência, os alunos e universidades tem acesso facilitado à internet e computadores.

Bem, dessa minha curiosidade pelo mercado de e-learning americano, surgiu um habito saudável de leitura. Estou sempre comprando livros publicados por autores americanos, falando sobre técnicas e metodologias para educação a distância, com o apoio de internet.

Minhas últimas aquisições nessa área, que recomendo para quem esteja interessado:

e-Learning and the science of instruction: Proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning

Eu sei que o título do livro é grande, mas ele está muito bem avaliado, estando quase com nota máxima na avaliação dos leitores na Amazon. O seu conteúdo é muito interessante, abordando os aspectos cognitivos do aprendizado humano, por meio de multimídia e internet. O que mais me chamou a atenção nele foram os exemplos que o autor apresenta sobre o assunto.

Bem, quando eu terminar de ler o livro, faço um comentário mais preciso sobre o seu conteúdo.

E-Learning by Design

Outro livro focado no desenvolvimento de material para ambientes de educação a distância. O foco desse livro é especificamente no desenvolvimento de material. Ele não aborda de maneira intensa as metodologias, que o livro anterior aborda, mas me chamou a atenção também.

Como acabei de comprar ambos os livros, devo demorar um pouco ainda para começar a aplicar os seus ensinamentos nos meus cursos e trabalhos relacionados com EAD. Agora, pelo que pude perceber de maneira rápida, ambos os livros citam freqüentemente o uso e criação de objetos de aprendizagem.

Assim que for lendo, comento aqui no Blog os pontos positivos e negativos de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *