Cursos técnicos podem ser ministrados a distância?

Compartilhe o artigo!

Todo o setor educacional do País está comentando a demanda que existe hoje na economia, por profissionais de nível técnico. Isso é sim uma realidade, tanto para as instituições de ensino públicas como privadas. Hoje pela manhã mesmo, estava lendo o jornal local quando me deparei com uma matéria de página inteira, em que o jornalista comentava a necessidade de técnicos, para preencher vagas de trabalho nas mais diversas áreas. Bem, infelizmente a velocidade com que a oferta desses cursos é incrementada, não satisfaz a demanda do mercado. A educação a distância, poderia ser utilizada como instrumento para capacitar mais pessoas? No caso do ensino técnico, a resposta é um pouco mais complexa.

Os cursos técnicos encontram as mesmas dificuldades que os cursos na área de saúde encontram em ambientes a distância. Acho que é obvio cursos de saúde não são ofertados a distância devido a parte prática, que é difícil de simular no computador.

laboratory technician

Mas nem tudo está perdido, alguns cursos técnicos voltados para a área de humanas e tecnologia, podem sim ser ministrados a distância. Cursos como:

  • Técnico em contabilidade
  • Técnico em logística
  • Técnico em informática
  • Técnico em edificações
  • Técnico segurança do trabalho

Esses são apenas alguns dos cursos que podem ser ministrados a distância. As grandes redes educacionais acabam evitando esses cursos, pela complicada logística de autorização e captação de alunos. Cursos de graduação são regulamentados pelo ministério da educação, os cursos técnicos são regulamentados pelas secretarias estaduais de educação. Caso uma grande rede educacional, queira investir nesse tipo de curso, precisará regulamentar os cursos em cada estado!

Com esse pequeno detalhe administrativo, vemos a possibilidade de expansão dos cursos técnicos a distância fica limitada a redes com alcance estadual.

Além disso, os cursos técnicos que podem ser oferecidos a distância podem não representar exatamente as necessidades específicas do mercado. Qual é a maior demanda no seu estado? É por técnicos especializados em solda industrial? Então, o ensino a distância está descartado nesse caso, pois a parte prática não pode ser realizada a distância.

Claro que existem meios de fazer a parte prática dos cursos em períodos curtos, com encontros presenciais. Mas é preciso avaliar se uma prática rápida é a melhor solução para esses cursos.

62 comentários sobre “Cursos técnicos podem ser ministrados a distância?”

  1. ola caro amigo,
    gostaria de saber como faço pra fazer o curso a distâcia, o preço e se vem com certificado e crea.
    forte abraço

  2. gostaria de ter mais informações sobre curso tecnico em logistica a distancia o valor e os documentos.

    grato

    Edigar

  3. ola sou luciano e me interesei a fazer o curso tecnico em edificaçao a distancia como posso fazer minha inscrisao?obrigado.

  4. olá! gostaria de saber como q eu faço p fazer o curso tecnico em edificações à distância e se eu recebo o crea no final do curso.gostaria q vcs detalhassem como é o curso.
    obrigado

  5. gostaria de saber maiores informação sobre o cuso de logstica, valores , carga horaria e dsuração do curso

  6. Boa noite , gostaria de obter algumas informações . Moro em um municipio pequeno e trabalho em laboratorio de analises clínicas a 9 anos . Realizo alguns exames porem preciso de um curso técnico de laboratório a distancia reconhecido pelo MEC . Se existe este curso a distância gostaria de faze-lo . Me envie todas as informações possiveis , por favor .

  7. gostaria de saber se existe o curso de edificacoes a distancia reconhecidos pelo crea e mec como fazer para encontralos agardo resp. obrigado

  8. Bom dia!

    Estou a procura do curso tecnico em edificação, por favor quero saber quando que posso fazer? Valor do curso e sua duração?
    Quanto tempo levo para receber o certificado e se o curso é recinhecido pelo mec?

    Obrigado!

    Aguardo retorno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *