Projetos para futuras atualizações no Moodle

Compartilhe o artigo!

O Moodle está se preparando para participar mais uma vez do projeto Google Summer of Code, que oferece prêmios em dinheiro para estudantes que tenham interesse em desenvolver projetos para software ou sistemas de código aberto. Está ai uma vantagem competitiva do Moodle em relação a outras plataformas LMS do mercado que ainda funcionam apenas como um repositório de conteúdo. Por exemplo, uma das ultimas novidades do recém lançado Moodle 1.9 foi a possibilidade de atribuir tags, nos perfis dos alunos e professores. Isso fortalece ainda mais a posição do Moodle como rede social para educação.

Ainda existem coisas para melhorar no Moodle? Claro que sim, nenhum sistema é perfeito e muita coisa ainda pode ser implementada no Moodle para oferecer ainda mais ferramentas para professores e alunos. Em minha opinião, uma das coisas que precisam de atenção urgente no Moodle é a integração dele com conteúdo multimídia. Por exemplo, para um professor adicionar um vídeo hospedado no YouTube em uma página Web, como instrução para a página, ele precisa editar o código HTML do mesmo.

Vídeo no Moodle

Qualquer sistema semelhante ao que existe em Blogs, nos quais o professor pode adicionar um vídeo do YouTube, apenas com a utilização do endereço do mesmo, facilitaria muito o trabalho dos professores que não estão interessados em aprender HTML.

Qualquer curso ou disciplina oferecida com tecnologia para EAD, que não aproveite vídeos ou recursos como apresentações no Slideshare está subutilizando a internet como ferramenta educacional.

Sobre essa integração com material multimídia, podemos esperar alguma novidade para os projetos submetidos para o Google Summer of Code do Moodle. Um deles já fala sobre essa integração e quem sabe uma maneira de hospedar e transmitir vídeos por streaming diretamente do Moodle.

Para saber mais sobre os projetos do Moodle, submetidos para o SoC 2008, visite esse endereço.

Outra coisa que poderia deixar o Moodle ainda mais atraente é algum tipo de controle de secretaria. Muitas instituições de ensino precisam de sistemas integrados e infelizmente o Moodle não oferece esse tipo de controle, de maneira nativa.

Por exemplo, como seria a impressão ou emissão de um histórico escolar no Moodle? Já pensou se fosse possível emitir o documento com base nos dados e relatórios de acesso do próprio Moodle? Você pode até pensar, basta contratar uma equipe de desenvolvimento e implementar! Mas nem todas as instituições de ensino têm orçamento e tempo disponível, para investir nesse projeto.

Se eu fosse propor um projeto, esse seria um deles. E você? Caso você tivesse o poder da escolha, quais ferramentas ou funcionalidades seriam propostas para um Moodle 2.0?

One thought on “Projetos para futuras atualizações no Moodle”

  1. Em poucas pesquisas que realizei sobre o Moodle, pude perceber que ele já possui diversos recursos de integração com outros sistemas para obtenção de dados.

    Na SOLIS (http://www.solis.coop.br/), meu local de trabalho, desenvolvemos uma solução para gestão acadêmcia chamada SAGU (http://sagu.solis.coop.br/) que poderia atuar em conjunto com o Moodle para contemplar estas necessidades ligadas a gerenciamento de vida acadêmica de alunos.

    Sou coordenador do projeto SAGU e tenho grande interesse em viabilizar a integração destes dois sistemas, visto que estudos preliminares indicam que isto é perfeitamente possível.

    Hoje, o SAGU já é utilizado por diversas instituições de ensino pelo Brasil, mas a idéia é não ficar restrito apenas ao público brasileiro. Neste sentido, creio que esta integração poderia vir em benefício dos dois projetos.

    Outra contribuição que a SOLIS poderia agregar ao Moodle diz respeito a disponibilização de aulas virtuais através de streaming, visto que dominamos esta tecnologia.

    Se alguém tiver interesse em auxiliar neste processo, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *