Como planejar as atividades colaborativas em 2008?

Compartilhe o artigo!

Mais um ano está começando e com ele novos desafios e a vontade de inovar, trabalhar mais e concretizar os projetos que você tanto desejou durante 2007, mas não teve oportunidade de executar. Pois bem, agora é o momento perfeito para colocar em prática esse projetos, quaisquer que sejam eles. Mas se o assunto é colaboração online e educação a distância, esses projetos ficam ainda melhores. Eu mesmo tenho vários projetos envolvendo o uso e implementação de Wikis em ambientes corporativos, fomentar o uso de blogs e implementar o Moodle em alguma instituição de ensino.

Você também pode participar desse tipo de iniciativa, propondo no seu ambiente de trabalho o uso de uma Wiki ou Blog. Várias empresas, que usam esse tipo de tecnologia, começaram com iniciativas que vieram de baixo para cima, então não espere que os seus gerentes ou chefes apareçam com esse tipo de projeto. Muito provavelmente eles nem sabem o que é uma Wiki! Se você tem um mínimo de liberdade na sua empresa, comece uma Wiki no Wetpaint (gratuitamente), com coisas simples como documentação de processos.

Projetos colaborativos em 2008

Depois que o material estiver completo, com a integração de todos os funcionários, será hora de chamar o seu chefe ou direção da empresa para apresentar a nova ferramenta. Mas, se você ainda tem receio de fazer algo sem o conhecimento deles, chame o seu chefe para conversar e apresente a proposta. Tenho certeza que ele não vai negar uma experiência.

Para as pessoas envolvidas em treinamentos e educação a distância, quem sabe essa não seja o ano em que você passe a usar um ambiente estruturado e preparado para EAD? Como o Moodle? A oferta de sistemas LMS é enorme, sendo até em algumas ocasiões travada uma verdadeira batalha entre as empresas, que provêem esses sistemas, para conseguir mercado. Claro que nessa batalha, sobram várias críticas para o Moodle, que é gratuito e de código aberto.

Se você quiser realmente promover uma experiência de ensino social, com interação entre os participantes o Moodle é sem dúvida, uma das melhores opções entre os sistemas LMS. Vários desses sistemas comerciais são baseados apenas em tarefas e o Moodle é uma rede social para educação, com as suas bases formadas em torno do construtivismo social.

Tudo isso coloca o Moodle como destaque, como LMS para utilização e realização de iniciativas voltadas a educação.

Com isso, podemos fazer uma breve lista de atividades e projetos que você pode começar em 2008, para efetivamente usar e aplicar colaboração no seu cotidiano:

  • Começar uma Wiki na sua empresa
  • Planejar uma Wiki para uso em sala de aula
  • Alterar os planos de ensino ou treinamento, dos seus cursos para que eles usem colaboração online como recurso de apoio ou principal meio de aprendizagem
  • Implementar o Moodle na sua instituição de ensino ou como projeto independente
  • Use blogs para ajudar os seus funcionários ou alunos a entender melhor as suas mensagens

Essas iniciativas são fundamentais para que você comece e a se inserir nos novos mercados, para melhorar as suas relações com colegas de trabalho, alunos e quaisquer pessoas que necessitem de informações ou conteúdo gerado por você.

O que você está esperando? Coloque já em prática ao menos uma dessas atividades! Garanto que você não vai se arrepender ao final de 2008.

Feliz ano novo a todos.

One thought on “Como planejar as atividades colaborativas em 2008?”

  1. Trabalhar COM PROJETOS DE WIKIS E FACINANTE SÓ QUE AS VEZES ENCONTRAMOS MUITAS DIFICULDADE POR NÃO CONHECER REALMENTE, O QUE WIKIS MAS ATRAVÉS DAS PESQUISAS DESCUBRIMOS COMO É UMA COISA BOA DE TRABALHAR EM SALA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *