eGames: Ferramenta gratuita para criar jogos educacionais

Compartilhe o artigo!

Uma das melhores ferramentas de aprendizado em ambientes eletrônicos são os jogos. Isso a maioria dos educadores sabem, mas o problema com os jogos é que eles precisam ser criados. Para professores ou instrutores, que tem a disposição uma equipe de design instrucional, isso não é problema. Mas uma pessoa que queira investir em educação a distância, ou treinamentos online por conta própria, fica desprovida de recursos para trabalhar com objetos mais interativos. Para suprir essa necessidade, existe um serviço muito interessante, chamado de eGames Generator que disponibiliza uma plataforma gratuita para criação de jogos educacionais online.

Jogos educacionais

O processo é extremamente simples, permitindo que qualquer pessoa interessada em criar um jogo educacional, possa sem maiores conhecimentos técnicos, elaborar um.

Mas, como funciona? É possível criar qualquer jogo? Na verdade, essa facilidade tem um preço. Para possibilitar essa rapidez na produção, o sistema apresenta vários modelos prontos, que apenas necessitam de informações para ficarem prontos. Por exemplo, se o jogo é deve estimular o aluno a associar imagens com palavras, existe um modelo pronto para isso chamado de “Connect it”. Assim que o professor escolhe o modelo do jogo, depois faz o upload de imagens e adiciona os textos.

Para finalizar o processo, ainda é possível escolher as cores e opções de Layout para o jogo. Apesar de não serem muito agradáveis visualmente, elas possibilitam que qualquer pessoa possa personalizar a aparência dos aplicativos.

Apesar de oferecer todas essas facilidades existem alguns cuidados, que o professore deve ter para publicar o jogo. A maioria dos controles está em inglês, isso não pode ser personalizado na produção do jogo. O nível de complexidade dos aplicativos é básico, recomendo o uso desse tipo de iniciativa para educação básica, ou simplesmente na criação de questionários em Blogs ou Wikis, para a educação de nível médio ou treinamento corporativo.

Um ponto positivo para o sistema; os jogos podem ser salvos no computador do professor.

Se você sempre quis usar jogos, para as suas aulas, esse sistema pode tornar isso realidade com um esforço mínimo no aprendizado de desenvolvimento de jogos.

2 comentários sobre “eGames: Ferramenta gratuita para criar jogos educacionais”

  1. OLA GOSTEI DA MATERIA PUBLICADA NO SITE, SÓ GOSTARIA QUE VC’S FALASSEM MAIS SOBRE O CONCEITOS PEDAGOGICOS PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS.

    LUCIANO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *