Livro gratuito para download: 162 dicas para trabalhar com EAD

Compartilhe o artigo!

O que você acha de começar o ano de 2008, com um ótimo livro gratuito, com dicas em ferramentas e metodologias de EAD? Pois o pessoal do e-learning guild preparou um presente para nós, que trabalhamos com educação a distância. Eles disponibilizaram, de maneira gratuita para download, um livro eletrônico com 162 dicas para trabalhar com ferramentas e metodologias para educação a distância. As dicas abrangem vários aspectos do trabalho com educação a distância, desde o design do conteúdo a critérios para selecionar as ferramentas e implementação em sala de aula, como apoio as aulas presenciais.

Livro EAD

Se você está indeciso, sobre a utilidade do conteúdo, para o seu ambiente de trabalho, resolvi compilar uma pequena lista, com os principais assuntos abordados. Claro que o material está em inglês, mas com um pouco de paciência e leitura cuidadosa, mesmo quem não tem prática no idioma, pode entender tranquilamente!

  • 7 dicas no design de material educacional: Aqui o texto mostra várias dicas relacionadas ao design instrucional, como o balanceamento de conteúdos síncronos com assíncronos. Assim como a escolha das plataformas e tecnologias.
  • 6 dicas no desenvolvimento de material educacional: Essa parte do guia, fala sobre a criação de conteúdo para cursos a distância. As dicas aqui envolvem a produção e falam em padronizar os textos, em formatos amigáveis como o HTML.
  • 10 dicas para manter o aluno, como centro das atenções: Como manter o design do conteúdo centrado nos alunos? Esse tipo de pergunta é respondida no texto. Por exemplo, use pouco texto e mais imagens para passar a mensagem.
  • 16 dicas para elencar regras de padronização do material: A escolha das regras para padronizar o material, deve levar em consideração vários fatores como o LMS, público-alvo e outros itens importantes.
  • 3 dicas de design e desenvolvimento para professores: O que um educador precisa fazer em relação ao uso dessas ferramentas? Aqui o texto mostra como evitar os erros mais comuns, cometidos por educadores em cursos a distância.
  • 6 dicas para LMS como Moodle, Xerte e eXeLearning: Aqui temos várias dicas sobre como usar ferramentas LMS para educação.
  • 7 dicas para criar estratégias de ead: Logo depois das propagandas, sobre as ferramentas da Adobe, vem uma parte interessante, falando sobre dicas de como criar estratégias para EAD. Os alunos devem estar cientes dessas estratégias, e o material não deve ser baseado apenas na conversão de apresentações em PowerPoint para Flash.

Como você pode perceber, o material é bem completo e ajuda muito na construção de uma metodologia de EAD. Claro que é necessário mais conteúdo, tudo está muito resumido e sem base científica. Mas já é um bom começo. Ao longo do livro, você perceberá uma grande quantidade de propagandas da Adobe, patrocinadora da iniciativa que gerou esse livro.

Se você quiser fazer o download, esse é um link direto para o arquivo PDF.

3 comentários sobre “Livro gratuito para download: 162 dicas para trabalhar com EAD”

  1. Muito bom para mim que vou fazer meu trabalho de conclusão de curso com foco em ferramentas para educação a distancia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *