Já falei sobre o uso das famosas smartboards ou quadros interativos aqui no Blog. Quem trabalha com educação e já teve a oportunidade de usar um desses quadros, sabe a vantagem didática em interagir em tempo real com os elementos projetados nele. O quadro funciona de maneira semelhante a um projetor, mas podemos interagir com as mãos ou canetas especiais, de maneira que podemos até escrever apresentações e gráficos, em slides do Powerpoint em tempo real! Isso mesmo, apresentações em slides manuscritas.
O impeditivo para que um grande número de pessoas utilize essa tecnologia, para aulas e apresentações é o preço. Esse tipo de equipamento pode chegar a custar 15 mil reais. Não é qualquer instituição de ensino ou empresa que pode bancar.
Mas agora é possÃvel improvisar esse tipo de quadro, usando um conjunto de peças inusitado. Se você não conhece, a Nintendo possui hoje um videogame com um acessório revolucionário chamado Wiimote. Com ele é possÃvel interagir com os jogos, apenas com os movimentos das mãos.
Pois uma pessoa chamada Johnny Lee, descobriu uma maneira de produzir um quadro interativo, usando o Wiimote e uma caneta improvisada, com materiais selecionados por ele mesmo. Ele fez a gentileza de produzir um vÃdeo, mostrando como é possÃvel fazer a proeza:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5s5EvhHy7eQ[/youtube]
VÃdeo
Impressionante o que é possÃvel fazer com um pouco de criatividade. Podemos até improvisar em cima de uma mesa, projetando a imagem da apresentação sobre ela.
Qual o segredo para que isso funcione?
- É necessário conectar o Wiimote ao computador usando Bluetooth
- O software de controle para a interação deve estar instalado
- O sensor do Wiimote deve estar apontando para a superfÃcie em que acontece a projeção
- O apresentador precisa usar uma caneta que projete luz infravermelha
O custo desse tipo de equipamento é realmente baixo, um Wiimote custa aqui no Brasil, aproximadamente 150 reais e a caneta, segundo o autor custa 50 dólares para produzir.
Se você tem espÃrito aventureiro e quer tentar, faça a sugestão na sua faculdade. Quem sabe até não se transforme em um projeto de pesquisa acadêmico.
O importante é que com esse tipo de equipamento, podemos levar interatividade para mais salas de aula. Para mais informações, sobre configuração e softwares necessários, visite o web site do Johnny Lee.
olha só, encontrei o controle para vender, mais quando compramos o controle não vem esse CD! que Software é esse? você saberia informar?