Várias universidades que se utilizam de tecnologias educacionais, proporcionam para a comunidade cursos e aulas de maneira gratuita. Claro que não é possÃvel conseguir nenhum certificado ou comprovação de que você realmente cursou, leu ou assimilou o conteúdo. Fica apenas a experiência de ter participado.
Para quem trabalha com educação a distância, esse tipo de curso é muito bom como referência. Assim podemos aprender um pouco mais sobre a organização e as tecnologias que as universidades usam. Na última semana me deparei com os cursos abertos da universidade de Yale. Esses cursos são oferecidos de maneira gratuita, na lÃngua inglesa, para qualquer pessoa interessada.
Como é distribuÃdo e organizado o material? Os cursos estão divididos por departamento, em que cada um adiciona um ou mais cursos ao sistema. Pelo que pude levantar existe um curso/disciplina para cada departamento apenas. Assim que entramos no curso, podemos ver a lista com os tópicos de cada aula, mostrados em organização linear.
Assim que clicamos em cada um dos cursos, aparece uma lista com o conteúdo da aula. Uma coisa me chamou a atenção nos conteúdos. A aula está disponÃvel em várias mÃdias.
- Transcrição em texto
- Arquivo MP3 com a aula do professor
- Arquivos de vÃdeo em Flash e Quicktime
Cada uma das aulas que acessei, apresentam esses recursos. Para cada assunto ou tópico abordado é possÃvel fazer o download e escutar a aula do professor. Mesmo que você tenha dificuldade em ouvir e compreender alguém falando em inglês, com o arquivo da transcrição é possÃvel acompanhar o que o professor fala. Essa é uma ótima solução de acessibilidade para deficientes auditivos também.
Essa é a lista de departamentos com cursos disponÃveis:
- Astronomia
- Inglês
- Filosofia
- FÃsica
- Ciências polÃticas
- Psicologia
- Teologia
Outro ponto interessante que descobri foi o sistema de gerenciamento de cursos usado por Yale, para esses cursos especificamente. Ele se chama eduCommons, sendo um sistema também aberto, de maneira semelhante ao Moodle. Aparentemente ele parece ser limpo e organizado, mas ainda é cedo para fazer uma análise mais detalhada. Visite a página inicial para conhecer mais sobre o sistema e saber quem está usando a ferramenta para educação.
A lista não é nada pequena.