Estava procurando material de referencia sobre apresentações em Powerpoint, quando encontrei no Slideshare uma ótima apresentação. O tÃtulo da apresentação é bem sugestivo “Death by Powerpoint”, que podemos traduzir como “Morto pelo Powerpoint”. Essa apresentação aborda as técnicas e maneiras corretas de se preparar uma apresentação, usando o layout e design dos slides para ajudar na sua apresentação. Um ponto muito bem lembrando pela apresentação; o uso de fotografias e imagens deve ser altamente incentivado, pelo poder que essas as imagens corretas podem exercer durante uma apresentação.
Antes de mais nada, essa é a apresentação:
Essa é uma tradução rápida do conteúdo:
- No começo da apresentação, o autor informa que existem quase 300 milhões de usuários de Powerpoint no mundo.
- Eles fazem aproximadamente 30 milhões de apresentações por dia.
- Muitas dessas apresentações são horrÃveis! Muitas pessoas estão literalmente se matando, com péssimas apresentações. Aqui entra um pouco de humor, com uma foto de pessoas cochilando durante uma apresentação.
- Depois aparece um gráfico interessante, que mostra como as apresentações executadas de maneira pobre, podem até trazer prejuÃzos financeiros. Tudo exibido em um cÃrculo vicioso.
- Como mudar isso? Antes é necessário entender uma coisa, as balas não matam as pessoas, mas sim as pessoas que se matam. (Aqui vale o trocadilho, já que bulltes também são usadas no PowerPoint)
-
Algumas das maiores falhas cometidas em apresentações:
- Falta de significância
- Falta de estrutura
- Falta de simplicidade
- Falta de planejamento
- Cada um desses tópicos é exemplificado, com modelos e slides que mostram a maneira certa e errada de fazer. Um destaque para o humor novamente, quando os slides fazem a comparação entre apresentações com entusiasmo e monotonia. Até a Microsoft recebeu uma alfinetada.
-
No final, tudo se resume aos seguintes itens:
- Uma apresentação deve ajudar a visualizar idéias
- Criar pontos de discussão
- Impressionar
- As pessoas acabam usando as apresentações como roteiros, repositório de dados e outros. Tudo influenciando negativamente a sua apresentação.
-
Então algumas regras básicas de design para slides são apresentadas:
- Um tópico por slide
- Poucas cores contrastantes
- Pouca variação de fontes
- Use fotografias e não clipart
- Se você precisar imprimir os slides, a melhor opção é escrever um documento.
- Faça ensaios e pratique a sua apresentação, para não haver nenhuma surpresa!
Algumas dessas dicas eu já havia publicado aqui no Blog, mas mesmo assim achei que valia a pena repetir. Afinal, sempre é bom relembrar as coisas que funcionam. Coloque isso em prática, nas suas aulas ou treinamentos na sua empresa. Quem sabe assim, não conseguimos evitar a famosa cena do pessoal dormindo nas apresentações?