Design Instrucional: Exemplos de interações para educação a distância

Compartilhe o artigo!

Como em qualquer atividade que envolve criação, o design instrucional é uma das atividades mais complexas no processo de educação a distância. O problema muitas vezes é reunir um número razoável de idéias ou até mesmo planejar como ensinar determinado assunto, de maneira visual. Se você nunca teve nenhuma experiência parecida, o processo funciona assim. Primeiro o professor que faz a autoria do conteúdo da disciplina, organiza os assuntos e conteúdos em roteiros ou ementas. Depois que essas ementas estão prontas, o designer instrucional analisa o material em conjunto com o professor, para decidir como apresentar o material para os alunos.

A maneira mais fácil de apresentar qualquer tipo de conteúdo é com o uso de textos. Mas nos dias de hoje, em que o uso de multimídia está tão difundido na internet, usar esse tipo de recurso causa uma falta de eficiência na assimilação dos conteúdos. Todos sabem que a maioria dos alunos detesta ler. Mesmo tendo como missão fomentar a prática da leitura é sempre bom elaborar um plano de design instrucional, que mescle da melhor maneira possível conteúdos multimídia com textos longos.

Diagrama Design Instrucional

O problema de fazer esse planejamento é reunir um bom número de idéias ou inspiração para elaborar material. Para ajudar nessa tarefa, sempre tento visitar e analisar conteúdos de cursos a distância, produzidos por outros designers instrucionais. Durante a última semana, acabei encontrando uma ótima coleção de web sites com interações criadas para cursos a distância. O objetivo da lista é apenas buscar inspiração, para construir novas interações.

A lista pode ser acessada nesse endereço. Como a lista de cursos está em inglês, resolvi fazer uma pequena tradução de alguns dos destaques:

  • Gerenciamento de equipes virtuais
  • Curso interativo sobre o poder da educação a distância
  • Curso para pilotos: Como proceder quando as aeronaves apresentarem gelo na fuselagem
  • Curso sobre relacionamentos: Como identificar o sorriso falso
  • Curso interativo de inglês
  • Curso interativo sobre tipo sanguíneo

Como você pode perceber, a quantidade e variedade de assuntos são enormes. Se você quiser conhecer diferentes tipos de interações e abordagens para o design instrucional, recomendo uma visita a cada um dos cursos!

2 comentários sobre “Design Instrucional: Exemplos de interações para educação a distância”

  1. GOSTEI DAS DICAS, SENTI FALTA DE MATERIAL SOBRE RECURSOS INSTRUCIONAIS EM EAD.

  2. Estou terminando meu curso de especialização em DI e gostei muito desta página. Fica aqui meu pedido para trazerem mais exemplos de materiais (como mapa de atividades, SB e matriz de DI) para que nossos trabalhos fiquem mais dinâmicos e rápidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *