Usar ambientes virtuais para prover educação online é uma das últimas tendências na educação a distância. Um dos problemas associados a esse tipo de ambiente é a falta de integração com um robusto LMS, para que seja possÃvel integrar as atividades sÃncronas e assÃncronas. Como a interação em ambientes virtuais é realizada de maneira sÃncrona, na maioria das vezes, o professor acaba tendo que estar sempre presente nas interações. Mas e se fosse possÃvel integrar o Moodle com o Second Life?
Essa é a proposta do projeto Sloodle, que está desenvolvendo um módulo especial que fará a integração entre o ambiente do Second Life e do Moodle. Isso seria fantástico para a administração e planejamento das interações dos alunos.
Pela descrição existente no web site do projeto é possÃvel ter uma idéia sobre como essa integração acontece. Imagine um aluno que participa de um curso, participando de uma palestra virtual no Second Life, fazendo perguntas e interagindo com o palestrante e os outros colegas. Tudo isso via chat. Com a integração dos sistemas, esse tipo de registro pode fazer parte dos logs de uma disciplina/curso no moodle, pata que o tutor possa avaliar e acompanhar o aluno.
Além do registro das atividades do Second Life no Moodle é possÃvel transformar algumas atividades do Moodle, como os blocos, em elementos virtuais do Second Life. Isso trás um novo nÃvel de interação, para as pessoas que acham o ambiente do Moodle um pouco monótono. Aqui temos que levar em consideração que muitas das coisas do Second Life são pagas, então a instituição de ensino ou empresa que estiver disposta a investir nesse tipo de iniciativa, deve se preparar para ter um investimento extra.
Mesmo que a sua instituição de ensino não tenha pretensões de investir em ambientes 3D, fazer uma visita ao web site do projeto é interessante. Até porque ele é construÃdo na plataforma Moodle, de maneira semelhante a um curso.
Como o futuro da educação a distância pode estar nesses ambientes de realidade virtual, esse tipo de iniciativa pioneira pode nos preparar para algo que pensávamos estar ainda muito distante. Se você trabalha com o Moodle vale muito a pena a visita ao Sloodle.
Nota: O nome Sloodle é um acrônimo modificado do moodle para Second Life Object-Oriented Distribued Learning Environment.
Sou um destes que vê grande potencial no Moodle, menos na sua interface. Acredito que o Sloodle e não só ele venham a dar o dinamismo lúdico com o qual estamos nos acostumando a ver em novas tecnologias. A nova tradição na ecucação tem que ser mudar sempre, adaptar-se e principalmente desenvolver sempre a capacidade do discernimento e a coerencia nas escolhas independentemente dos nÃveis em que ela se dá. Parabéns pelo texto,é muito esclarecedor.