Mitos sobre educação a distância: Usar EAD é mais barato?

Compartilhe o artigo!

Para várias instituições e empresas, o uso de treinamentos ou sistemas de ead envolve muitos mitos e dúvidas. Nas várias instituições de ensino e empresas que já conheci a educação a distância, às vezes foi usada como maneira para economizar recursos ou pessoal. O que é um grande engano! Muitos alunos que não tiveram experiências em educação a distância também têm esse tipo de impressão. Que o ensino presencial é mais caro, sendo o ead, usado como desculpa para reduzir custos.

Esse é um mito comum, mas que é totalmente inverídico. Muito pelo contrário, qualquer empresa ou instituição que adota ambientes de educação a distância, gasta mais com a implementação do sistema. Então lembre, sistemas de ead são sim mais caros!

Educação a distância

Veja algumas coisas que encarecem a educação a distância:

  • Material de apoio: Diferente de uma aula ou treinamento presencial, ambientes de educação a distância demandam material especial. Uma simples apostila não resolve.
  • Professores: A demanda por professores e tutores é maior. Com uma quantidade maior de alunos, os mesmo precisam se dedicar mais ao acompanhamento. Existem vários professores envolvidos no processo, desde a produção do conteúdo até o acompanhamento dos alunos.
  • Tutores: Essa é a pessoa responsável pelo acompanhamento dos alunos, ele deve se comunicar e interagir com os participantes dos cursos.
  • Estrutura: Dependendo do tipo de tecnologia usada para as aulas, a instituição ou empresa precisa investir em servidores, equipamento de videoconferência ou até sinal de satélite para TV.

Se for mais caro, porque fazer então? Para alunos com problema de deslocamento geográfico, a resposta é obvia. Mas para as empresas e instituições de ensino, que não tem limitações geográficas e de deslocamento, porque adotar ead?

A resposta para isso é simples; usar ead é benéfico para os alunos.

Além de participar de um ensino altamente planejado e estruturado, os alunos são estimulados a buscar independência. No modelo tradicional a tendência é que se gere uma relação entre aluno e professor de comodidade. Em ambientes a distância os alunos podem ser estimulados a buscar essa independência. Sendo essa uma das competências mais requisitadas no mercado de trabalho, o benefício para a formação dos alunos é evidente.

Então você agora já sabe, usar [BP]educação a distância[/BP] é mais caro! Não pense que a sua instituição ou empresa estará economizando dinheiro se implementar o sistema, como “corte de custos”. A única vantagem financeira é na economia em viagens e deslocamentos.

80 comentários sobre “Mitos sobre educação a distância: Usar EAD é mais barato?”

  1. Talvez a idéia de que a EAD é mais barata advém da abrangência de mais alunos, o que no final acaba “pagando” todos os gastos iniciais…

    Além da questão financeira, a EAD é um modelo de ensino amplamente utilizado pelo mundo há muitos anos e vem evoluindo com a tecnologia.

    Eu sou da época que não existiam tutores, webtutores, aulas via satélite etc… era tudo por correio e/ou e-mail… Faço cursos à distância desde 2000.

    Acredito sim na capacidade transformadora da EAD e na formação múltipla do cidadão.

    Parabéns pelo blog. Sempre com temas atuais e importantes. Já fiz minha assinatura virtual para acompanhar diariamente!

    Sucesso!

  2. Olá Raquel,

    Fico feliz que você esteja gostando do Blog!

    Concordo com você.

    Mas ainda existem muitas instituições de ensino que usam o EAD como forma de cortar custos. Causando uma péssima impressão nos alunos. Muitos acabam ficando com uma má impressão do EAD por causa disso.

    Quando o certo seria usar o EAD para melhorar o aprendizado e os recursos tecnologicos do curso.

    Abraços

  3. É fantástido como o EAD encurta a distância entre ensino/aprendizagem, para alunos de diversas e diferentes localidades. Vale o empreendimento, pois, o investimento é em vidas.

  4. Não acho que o ensino a Distãncia é um refúgio para menos gastos, e a atualização tecnológica que a estrutura obrigatoriamente deve oferecer, com um sistema ineficaz o ensino não acontece, imagine o tanto de gasto deve ser realizado para 1:30 minutos de aula aconteça?!.
    Acredito que algumas pessoas deve reavaliar seus conceitos.

  5. Sou tutora em EAD e estou agora conhecendo seu blog e acho que o ensino a distância não é o mais barato para a institu~ição principalmente, quando ela investe em equipamentos e pessoal para realmente oferecer um ensino de qualidade e que acrescente ao aluno aquilo que ele procura.

  6. Realmente, a EAD é de alto custo e vem crescendo muito!
    Nem sempre ela virá a ser menos ou mais custosa.
    Precisamos refletir sobre sua relevância social, sobre a importância dela no mercado.
    Através da EAD muitas pessoas voltaram a estudar e essa questão, para mim, é´primordial!
    Sem contar que temos algumas instituições de EAD que são referenciais no assunto e qualidade de ensino e sou feliz por trabalhar numa delas: UNOPAR VIRTUAL.
    Parabéns pelo texto!

  7. O curso EAD vem crescendo bastante no Brasil e o perfil dos alunos nesta modalidade eram pessoas acima de 30 anos; hoje percebemos que os jovens estão procurando mais esta modalidade, pela qualidade e flexibilidade que o curso oferece.

  8. A modalidade de EAD vem crescendo muito , pois com ela muitas pessoas que não tinham oportunidade de continuar seus estudos por motivos diversos, hoje tem a escola mais perto de casa. EAD vai onde o povo está. É essa a diferença e não o preço.

  9. No ambiente corporativo acredito que a EAD vem contribuir muito, porque oportuniza maior qualificação e contato com profissionais altamente capacitados com uma economia de tempo, participação maior de pessoas e no contexto empresarial às vezes até possa representar economia financeira.

  10. Saudações acadêmicas!
    O EaD é o que tem de mais interessante hoje na educação, podemos interagir , aprender o tempo todo! Trabalho com EaD há alguns anos e percebo que agora o preconceito está por acabar. Perceberam que Ead é para estudar muito, estudar mesmo, e quem pensa que consegue levar o curso de qualquer forma logo vê que a coisa é mesmo séria. Profª Cláudia maria de Souza-Mestre em educação-professora universitária-mediadora em congressos educacionais .Taubaté/SP

  11. O EaD é uma tendência natural pela convergência mundial em alguns aspectos, como comunicação e tecnologia. O mundo se torna cada dia mais virtual e a comunicação ganhou proximidade por satélites e equipamentos tecnológicos. EaD é inovadora e competente. O aluno aprende autonomia e prontidão para aprender, se auto-disciplina e desenbvolve o hábito da pesquisa e da leitura. Os tutores estão se adaptando a essa nova modalidade de ensino e aprendendo a lidar com educação de adultos em ambientes virtuais. Os métodos andragógicos ajudam os tutores a se relacionarem e perceberem o adulto no seu processo de aprendizagem

  12. Olá…
    Sou tutora eletronica e vejo como alunos de varias idades e classes sociais estão inseridos. Num mundo onde muitos precisam trabalhar, o ensino EAD surge como solução para alguns pela falta de tempo ou a realizção de um sonho. Tal modalidade vem crescendo muito, obviamente para acompanhar o crescimento acelerado da tecnologia.

  13. O EaD COMO QUALQUER NOVIDADE ,TEM UM TEMPO PARA SER RECONHECIDO , E COMO AS MENSALIDADES SÃO MUITO MAIS ACESSÍVEIS QUE O ENSINO PRESENCIAL EM NOSSA REGIÃO ,O PRECONCEITO FOI INSTALADO. MAS ACREDITO NO EaD , E ELE VEIO PARA FICAR ,POIS É A MANEIRA QUE OS TRABALHADORES TEM PARA SE CAPACITAREM.

  14. Olá!
    Sou tutor de sala no pólo de Ruy Barbosa-BA. Oriundo do ensino presencial, passei a ter uma outra concepção do ensino em EaD depois que aceitei o convite para exercer a tutoria no pólo referido. Sempre pensei EaD como mais um artifício capitalista que usava o conhecimento como mercadoria, e uma mercadoria de baixo nível; de fácil acesso e sem o rigor do ensino presencial; com conteúdos e critérios de avaliações inconsistentes.Foi preciso conhecer a estrutura que sustenta a EaD, para abandonar as pré-noções e as concepções formadas, e perceber que o ensino a distância se constitui em um mecanismo educacional além de uma estrutura meramente capitalista. Haja vista, que para manter essa modalidade de ensino as instituições que a disponibilizam investe alto na implementação do sistema operacional tecnológico, bem como humano, e tem alcançado o objetivo maior “Educar”.
    Abraço!
    Cirilo Coelho

  15. Achei interessante o comentários de Raquel Elena, que questiona o fato de o ensino presencial ser visto como mais caro, enquanto o ensino ead é usado como desculpa para reduzir custos por várias instituições e empresas. Para Raquel Elena, “a EAD é um modelo de ensino amplamente utilizado pelo mundo há muitos anos e vem evoluindo com a tecnologia”. Realmente, quem não se adaptou precisa se adaptar a essa nova realidade, pois essa tendência é contínua, apesar de o texto mostrar que o material de apoio, professores, tutores, e estruturas encarecem a educação a distância, a princípio, mas é um retorno garantido a longo prazo.

  16. Bom dia,

    Sou tutora de três turmas de Pedagogia, inicialmente sentimos um certo preonceito em relação ao curso por ser EAD, mas hoje todos perceberam que trata-se de um curso que merece todo o nosso respeito pela seriedade e que, principalmente oferece acesso aos mais diversos usuários, mesmo aqueles que não poderiam participar de outros cursos. mas sem perder a qualidade.

  17. Estamos cada vez mais utilizando as tecnologias e EaD não pode ficar fora. O acesso está muito fácil e já sabemos que não é novidade no mundo. Aqui, no Brasil, a aceitação ainda é “pequena”, pelo fato do tradicionalismo. É só uma questão de tempo e muda tudo. Imagine não ter que pegar trânsito nem correr o risco de ser assaltado quando indo/voltando da Universidade. É muito legal.

  18. Sou tutor de sala,mais de ano, para mim foi um enriquecimento, participar desta modalidade de ensino, meus alunos, desafio a participar de conceito, com qualquer escola presencial. palavra chave para o EAD, compromisso.
    Zeiner.

  19. Exerso a função de tutora desde 2003, quando o curso a distância via satélite foi implantada aqui na cidade onde mora. Vejo que os custos para instituição são altos para poder oferecer uma transmissão de qalidades. Já para o aluno devido o custo da mensalidade ser inferior a um de um curso totalmente presencial, tem possibiltado muita gente a fazr uma graduação. Tenho colegas de trabalho que estão cursando agora a distância já que deu pra encaixar no se orçamento, além da qualidade dos conteúdos e a forma que é repassado, motivandó-as a levar a sua prática diária.

  20. Sou tutora de Pedagogia e Normal Superior no Pólo de Barra do Garças-MT.Vejo que a qualidade do EAD vai além do que muitos imaginam;mas nota-se também que ainda tem bastante preconceito quando se trata de EAD,mas com certeza,num futuro próximo as pessoas passarão a ver o EAD como ele realmente é.

  21. Em primeiro lugar devemos destacar que o EAD já é utilizado há muitos (via correios ou televisão), mas foi o avanço tecnológico que nos fez chegar onde estamos hoje. E com a certeza de que ainda temos muito a avançar.
    Sem dúvida que os equipamentos que disponibilizamos nos dias atuais trazem uma facilidade maior na aprendizagem do aluno. E facilitam muito também no quesito interação professor/tutor/aluno.
    Mas sabemos que os preconceitos ainda são muitos, tanto por parte de alunos como profissionais. Alguns conselhos profissinais não aceitam registro de alunos formados em EAD, etc.
    Por isso, nós tutores temos um papel tão importante…o de promover debates e ajudar os alunos a se autodesenvolverem, na certeza de que todos, sejam do ensino presencial ou EAD são capazes de competir no mercado de trabalho de igual para igual.

  22. Allan , muito interessante seu artigo bem como as dicas de material sobre o assunto.Sou Tutora da Unidade Rib.Preto , no Curso de Ciências Contábeis e tbém sou pofessora no presencial em outra Instituição,e tenho observado que o aproveitamento no EAD é superior ao presencial, não existe indisciplina, os alunos chegam nos encontros com uma leitura prévia , são disciplinados e estão sempre atentos aos prazos.

  23. Sou tutora de sala dos cursos de Bacharel em Administração e Ciências Contábeis do Pólo 024 de São Miguel do Araguaia-GO. Fui uma das alunas da 1ª turma de EaD quando o sistema foi implantado em nossa cidade, vindo realizar o sonho de muitos,assim como eu, que não tinham acesso a uma formação superior.O Ensino a Distância vem se expandindo muito e oferecendo cada vez mais melhorias em sua qualidade. Apesar de ainda haver um certo preconceito sobre o sistema, creio que aos poucos esses obstáculos vão sendo transpostos e a mentalidade e cultura das pessoas mudando. As mensalidades tem um valor acessível para a grande maioria e aliado com informações precisas e divulgação constante o cenário muda para melhor.

  24. Quando referimos a tecnologia, logicamente mentalizamos custos reduzidos e acredito que o investimento inicial realmente é muito alto para implementação do sistema EAD, mas com o passar do tempo os custos se equilibram no aperfeiçoamento e se tornam bem inferiores e compensáveis pela quantidade de alunos. É comprovado que as empresas se modernizam em tecnologia para se manterem no mercado e automaticamente para diminuírem seus custos e acredito que não é diferente no EAD.
    o EAD é um processo tão maravilhoso que o beneficio é de ambas as partes.

  25. O ensino a distância sempre existiu..os mecanismos e p´rocessod da atualidade é que diferem do passado… as pessoas buscavam o curso a distância por não terem acesso ao ensino no próprio lugare quando isso era possível, locomoção e o gasto com a situação ainda favoreciam mais do que o do lugar.Outra questão, a relembrar é que durante as aulas presenciais não existem na maioria é claro, didáticas, técnicas e procedimentos para trabalho do aluno tornando-o mais independente.Enquanto temos acesso a várias informações sobre um determinado tema em uma hora e meia, nas aulas presenciais 2 aulas são insuficientes para a trasnmi~ssão do que precisa ser transmitido.O aluno é passivo.

  26. “Exerco a função de tutora do Curso de pedagogia em EAD desde 2003.Também sou coordenadora Pedagógica do pólo de Maravilha SC. Sou apaixonada pelo ensino a Distância, pois navegar pelos ambientes a distância faz com que estimulemos nossos alunos a uma educação autônoma. Devemos também estimular a busca de competências(muito bem lembradas em seu texto) que o mercado de trabalho exige cada vez mais.
    Não foi fácil conquistar esta credibilidade, mas graças a Deus conseguimos. Temos muitas alunas já formadas, exercendo o magistério e dando verdadeiros exemplos de garra, persitência e determinação….
    Que bom que o EAD veio benificiar uma parcela da população que por inúmeros motivos estavam fora das salas de aula.
    É necessário o empenho de todos os tutores, coordenadores, direção, enfim todos os envolvidos buscando sempre mais aprimorar as metodologias nessa modalidade de ensino”.

  27. Muito pertinente os comentários feitos pelos colegas do curso, especialmente pelo colega Cirilo Coelho que revela as idéias pré concebidas sobre o EaD e a avaliação – acredito que positiva – dessa modalidade..
    Sou fruto da Educação a Distância, convênio SEC/BA e MEC, a semipresencial. Penso que, a estruturação dessa modalidade nos permite ainda mais, nesse processo de formação constante, a certeza de que é necessário aprender sempre. É evidente que nos faz falta o “olho no olho”, mas, por outro lado nos desafia a buscar habilidades para construir competências. É claro que a minha experiência na área favoreceu a ampliação de conhecimentos.
    Hoje, sou tutora e percebo que o intercâmbio aluno/ professor / tecnologia é imprescindível para que haja interação maior de saberes, permitindo que cada professor contribua, com seus conhecimentos peculiares, na ação de construção de saberes, mesmo que seja a distância. Nesse caso, vale o princípio de Matheus:”.. e mais tens e mais te darei…”

    Sueli Maria Oliveira de carvalho Oliveira

  28. Bom dia.

    Trabalho na área da educação a 23 anos e trabalho como tutora eletrônica do curso de pedagogia apenas há um ano. Logo no início do trabalho percebi a discriminação do curso em EAD, minhas próprias companheiras de trabalho (ensino presencial) deixaram isso bem claro. Mas tenho a certeza que a cada dia estamos conquistando credibilidade e muito disso depende das instituições e dos próprios tutores que atuam na área. Sendo assim vamos a luta…

  29. Através de uma consultora, em educação minha amiga, acabei descobrindo a EaD. Me apaixonei. Fiz uma pós, fiquei conhecendo melhor o sistema. Um ano depois me tornei parceira da UNOPAR VIRTUAL, considero uma das melhores, devido ao compromisso com um ensino de qulidade. Qaunto ao fato de ser mais barato, com certeza não é. Para oferecer aos nossos alunos a possibilidade de aprender com qualidade se faz necessária uma estrutura que custa muito. Porem se trabalharmos bem recuperamos esse investimento a médio prazo. Sem contar a saisfação de ver os nosso alunos crescendo, descobrindo sozinho e se tornando autonomo, senhor das suas buscas, das suas sedes de saber. É muito bom. Vejamos esse curso para tutores, para mim foi uma aquisição muito rica para nós, tutores, coordenadores… de EaD. Sem contar os benefícios que já foram mencionados como o encurtar de distancia, os valores em reais, a qualificação dos Professores que no caso da UNOPAR que conheço de perto, é de primeira linha. só trabalhamos com especialista, mestres, doutores… aos pouco essa discriminação cairá por terra e o nosso país estará beneficiado no que se refere a educação e profissionais competentes.

  30. os cursos Ead são muito importantes e
    proporcionam a realização dos sonhos de
    milhões de pessoas que é concluir um
    nível superior.
    Sou muito feliz em fazer parte da
    grande familia chamada unopar.

  31. Partindo do pressuposto de que o ensino à distância é mais caro para a instituição, mas benéfico para o aluno, podemos afirmar que o ead é produtivo para o aluno porque o custo realmente é mais baixo, o tempo presencial é menor, mas a autonomia que o aluno desenvolve para buscar e construir o conhecimento é fundamental para o seu processo de aprendizagem.

  32. Olá Adriana!!
    Também considero a EAD como alternativa barata, rápida e de fácil acesso para aquisição de conhecimento leva a milhões de pessoas a chance de ter conhecimento com qualidade.

  33. A EAD já é uma realidade, devemos nos valer desta prática para possibilitar aos alunos do Brasil uma educação de qualidade

  34. A autonomia que a EAD possibilita ao aluno é um dos parâmetros fundamentais neste tipo de educação, porém, deve se levar em conta que esta autonomia é portadora de dupla interpretação, onde cada qual faz da mesma o uso devido ou indevido, quando ocorre apenas a titulação sem comprometimento por parte do educando que visa apenas suprir sua necessidade por títulos ou quando o remete a pensar , pesquisar, investir em busca de seu conhecimento. Qualquer atitude por parte desses usuários deve ser unicamente de responsabilidade dele e não julgar o sistema como facilitador de certificados. A tecnologia veio propiciar o alcance cada vez maior na aquisição do conhecimento nas diferentes áreas em que estão propostos, cabe a cada qual saber fazer uso da mesma.

  35. O Ead como já foi citado acima fez com que muitas pessoas que não pretendiam ou não viam possibilidade de retomar os estudos voltassem. Na minha opinião isso já é um grande feito. Pois um país para que seja civilizado e com reais perspectivas de desenvolvimento e consequentemente progresso só chega lá através da educação. O que nem os alunos do Ead e nem nós profissionais dessa area não devemos nunca fazer, é nos acomodar. Devemos sempre querer maiss e melhor! E no Geral a Educação no Brasil vai mal, muito mal!!
    Att,
    Jaqueline

  36. O ensino a distancia já existe há muito tempo, no modelo assincronado, porem com a moernização e esta gama tecnológica que vivemos, tudo mudou. Hoje não faz muito sentido usar o modelo assincronado e sim o sincrodado que podemoa dizer que é presencial a distância.

  37. . Um tutor para poder acompanhar os alunos quer seja durante a aula atividade quer seja nas atividades de portfólio, precisa estar munido de conteúdos que os professores estão ou irão utilizar. Em muitos casos surgem dúvidas e ele é quem deverá saná-las, partindo deste principio, não basta ser graduado e pós-graduado é um ser humano passível de erro e se não encontra o material a sua disposição será impossível responder de imediato. Portanto a comunicação entre professores e tutores deve ser algo a ser repensado.

  38. Tudo evolui! Hoje a modalidade EAD é uma necessidade, abre caminhos estimulando a pesquisa de forma independente.
    A comodidade é você fazer o seu horário. Mas o conhecimento é inovador.

  39. Em se falando de estruturas, logicamente que o investimento é essencial, a tecnologia está em constante mudança e o que em determinado momento é de ponta pode passar a ser obsoleto em seguida. Porém, não se pode deixar de citar determinados cuidados que independem exclusivamente da tecnologia, mas sim dos profissionais que estejam envoltos que estes procedimentos, desde o uso de materiais muito claro em que a luz necessária para a transmissão prejudica, como a roupa dos mesmos que estão diante desta transmissão. São detalhes que fazem a diferença, que permitem um melhor aproveitamento no todo.

  40. O EAD veio para facilitar a vida de algumas pessoas que de alguma maneira não tiveram oportunidade de concluir os seus estudos, seja por problemas geográficos, seja pela falta de tempo por causa da dura rotina de trabalho. Com a evolução tecnológica fica cada vez mais fácil transmitir conhecimentos para essas pessoas que serão benificiadas tanto no campo profissional, quanto pessoal, além de ajudarem no desenvolvimento da sua região.

  41. Atualmente subentender-se que a Educação a Distância é observada diferentemente. A resistência que até então vinha apresentando, está diminuindo, isso não quer dizer que a credibilidade é total ao contrário, ainda se questiona o aprendizado, o valor, a garantia de concluir o curso e ser reconhecido entre outros. Enquanto empresas se utilizavam deste veículo para atualizar seus profissionais, o questionamento era insignificante, mas do momento que as escolas entraram em cena tem início a polêmica. Se for mais caro ou não essa modalidade, não cabe julgar, mas sim buscar compreender a sua qualidade e eqüidade que permite a grande minoria até então privadas do acesso ao estudo, estar buscando sua capacitação independente de distâncias.

  42. Alguns educandos e educadores estão “viciados” no sistema tradicional, onde professor e aluno estão frente a frente, estes se sentem cômodos, pois através de questionamento ou até mesmo da capacitação do educador o conhecimento lhe chega sem muito esforço. Já para o sistema EaD, é diferente, cada qual passa a ser responsável pelo aprofundamento deste, isto não quer dizer que um seja melhor que o outro, mas sim que um complementa o outro. Esses sistemas tão diferentes trazem em sua essência um único objetivo, o de transmitir o conhecimento, a cultura de pessoa a pessoa.

  43. Vejo que muitas instituições entraram com cursos de EaD pensando que o lucro seria maior, mas só sobrarão as instituições que fizeram um plano sério e com base em dados reais.
    No EaD o grande beneficiário é o aluno, pois tudo é voltado para ele e centrado nele.
    ATT
    Leonel Staçllbaum

  44. Olá!!
    Gostei muito do texto.Parabéns!
    Foi muito curioso descobrir quais são os mitos do EAD. Principalmente que os cursos oferecidos a distância acabam saindo com um custo mais elevado que os cursos presenciais. De fato, o EAD, vem para romper paradigmas e proporcionar para muitas pessoas, das mais diferentes localidades uma oportunidade de aprender de forma independente, colaborar e se aperfeiçoar.
    Abraços…

  45. ¨Sou tutora do curso de EAD em Maravilha/SC, já fazem 03 anos e é com certeza um grande avanço para a educação, muitos alunos que frequentam esses cursos,chegam na sala de aula com muitas dúvidas e mitos, mas como passar do tempo eles percebem que a educação a distância é um aprendizado sério, com responsabilidade, e que eles tem fontes inesgótaveis de informações. Eles aprendem e são incentivados a buscar novos conhecimentos de forma autonoma. Fazendo com que eles se sintam preparados para enfrentar o mercado de trabalho”

  46. Boa Noite
    Li todos os comentários postados aqui e tenho a dizer que a EaD, para mim “caiu de paraquedas”. Não conhecia nada nesta modalidade a não ser aqueles cursos técnicos via correio, divulgados em revistas nacionais. Então, em 94 era coordenadora pedagógica de uma escola particular, e fui convidada para tutoria de uma turma do Normal Superior. Lembro-me bem de que poucas siglas tinham significado para mim naqueles primeiros contatos, PCI, ACO, TCC(antes falávamos monografia, até: “sistema de ensino presencial conectado modalidade a distância” era complexo. O que é isto mesmo? Como se dá esta Educação? Com as alunas desta primeira turma, fui construindo um saber sobre EaD, Um saber que envolveu uma nova tecnologia(conhecimentos de informatica), um novo saber relacional(andragogia,e-mail,forum), uma nova construção de registros(portifólio/chats/frequencia)novos profissionais das mais diversas áreas de formação técnica, humanística. Material didático eletrônico, videográficos, biblioteca digital.
    O resultado de tudo isto? O desenvolvimento social, economico,cultural, mas antes de tudo o meu crescimento!

  47. Quando fui convidada para coordenar um pólo de apoio de EaD me vi diante de uma situação extremamente nova e inovadora. No início, nossa equipe, se sentiu como “marinheiros de primeira viagem”; não sabíamos o que fazer e como fazer. O pior que nos deparamos com alunos que vieram de uma realidade voltada para o ensino tradicional; tivemos uma grande dificuldade de aceitação. Hoje, graças ao esforço de todos e a credibilidade no trabalho apresentado pela UNOPAR VIRTUAL, podemos vislumbrar novos tempos e acreditar numa nova educação, que vai além, que busca, que constrói, que se faz com a participação e o empenho pessoal de cada um inserido neste contexto.

  48. A EaD é uma realidade inovadora que veio para desmistificar a Educação Superior. Antes tão inacessível hoje tão acessível um caro que sai barato pelo valor que tem.
    Quem mora em grandes ou médias metrópoles não sabe o que é viver em um pequeno município, antes não poderíamos nem sonhar em ter uma Educação Superior, hoje a realidade é diferente.
    Temos acesso a uma Educação eficiente, eficaz e de qualidade.
    A UNOPAR pioneira nesta área veio realizar sonhos e modificar a realidade de muitos.

  49. Para mim, essa modalidade de ensino é algo muito novo, há menos de um ano tomei conhecimento dessa modalidade de ensino/aprendizagem, e de lá pra cá tenho procurado aproveitar o melhor dela. Moro numa região muito isolada, onde a informação demora chegar, para fazer meu curso de graduação tive que sair de casa ir para uma cidade grande e quando concluir e retornei para este intoerior, percebi como viviámos isolados e como todos os serviços que tinhámos era precário. As correspondências via correio demoram até 15 dias para chegar, era assinante de duas revistas semanais, não aguentei e cancelei as assinaturas ´pois o correio acumulava até três exemplares para realizar aa entrega. E o EAD veio com força total para melhorar e sanar essas dificuldades enfrentadas por brasileiros como eu que tem sede pelo conhecimento e nem sempre condições objetivas para adquirir esse conhecimento. É um avanço nuito grande essa modalidade de ensino e além de muitos outros benefícios demogratiza o conhecimento possibilitando e promovendo o acesso de todos à educação.

  50. Com o investimento em alta tecnologia para o Ensino a distância as instituições que optam em oferecer está modadlidade de educação pro´porcionam, com qualidade, aulas a um grande número de péssoas ao mesmo tempo, fato que favorece mensalidades com condições acessíveis de pagamento.

  51. Realmente depois que conhecemos a EAD percebebos o preconceito eo mito que são gerados por falta de conhecimmento

  52. Sou tutora de sala em Londrina. O Ead está expandindo e é uma modalidade de ensino que viabiliza a formação e que exige a auto disciplina, auto conhecimento dos alunos que buscam essa alternativa. Beneficia principalmente aquelas pessoa que moram em regiões distantes das universidades, é um meio que encurta espaços. Esse mito de que o ead é barato e economiza recursos empresariais e pessoais vem aos poucos se dissipando, há muitas pessoas envolvidas nesse processo tanto dentro das instituições de Ead, e também alunos que já se graduaram ou estão a caminho. Isso fortalece , dá seguranças às pessoas que estão pensando em realizar os cursos à distância.

  53. Nenhum investimento em educação sai “barato”. A formação acadêmica à distância têm o seu preço: implementação do sistema, recursos didáticos apropriados, professores, tutores especializados… e o que é mais importante, investimento em tempo, esforço, energias, estratégias de aprendizagem eficazes, para o educando que quer obter sucessos na sua formação acadêmica.

  54. Sou tutor de sala, nao faz muito tempo que assumi esta nova função. Ja aprendi muito com meus alunos e com os professores do curso. Não esta sendo facil, pois, como tutor preciso entender de todas as materias apresentadas aos alunos, estou fazendo a faculdade junto com os alunos, apredendo junto. Estou gostando muito desta função. Conforme vai passando os modulos e entrando novas turmas as coisas vao ficando mais facil, apesar da diversidade dos alunos. Creio na expansão do EAD.

  55. Olá!
    Realente, a idéia inicial é de que EAD é mais barato, tanto para o aluno, como para a instituição. Com relação à instituição talvez se torne mais barato, mas a longo prazo. Isso se suas tecnologias não se tornarem obsoletas.
    Até mais!

  56. Olá colegas,

    Concordo que a EAD não é uma forma barata de se fazer educação. Acredito que quem se envolve nessa modalidade não vê muito o investimento por esse angulo, lógico que é um empreendimento e ninguem quer sair perdendo, mas que é barato não é não.Mas, quem apostou nessa modalidade percebeu que EAD é uma das modalidades que já tem muitos adeptos e cada dia o preconceito está diminuindo,e isso vem acontecendo em função das Universidades que trabalham a EAD com seriedade.

  57. A EAD está passando por um momento muito especial no Brasil
    isso se dá devido as constantes demandas de cursos em sistemas on line. Facilitando o avanço cultural das pessoas e gerando oportunidades com um sistema sistemÁtico, moderno, organizado e bem planejado AS PESSOAS ADQUIREM UM PRODUTO DE QUALIDADE SEM MUITAS ONERAÇÕES. eNTENDER ESSE SISTEMA É MUITO RELEVANTE PARA NÃO HAVER JULGAMENTOS COM PPRE-COMCEITOS.

  58. Acredito que os custos da educação a distância realmente são maiores pelo grande emprego de tecnologia que o envolve , mas co a possibilidade dele conseguir alcançar um maior numero de alunos ele se torna muito viável , e assim mais acessivél , mas a sua maior importância é conseguir levar o conhecimento ao maior número de pessoas possiveis .

  59. Olá Colegas!
    Acredito que a EAD não seria mais barato mas, mais economicamente viável, pois custos com deslocamento para muitos estudantes que fazem quilômetros por noite diminiu muito, e quando se trata de distância não podemos calcular apenas o custo com transporte, tem o lanche, a água,pois muitos vão direto do trabalho para escola e chegam em suas casas muito tarde da noite.

  60. trabalho com EAD já faz uns 4 a nos e acada dia é um aprendizado novo, é uma forma da educação ” avançar no tempo” , aliando tecnologia e conhecimento epistemologico , logo percebe-se a educação “dentro do Mundo” um mundo que está em constante mudança.
    è um sitema que precisa ser ampliado a todos os níveis e ambientes para fortalecer o direito do cidadão aprender, e consequentemente ampliar o sistema de inclusão tanto na questão da aprendizagem quanto na questão digital. Eu aprovo esse sistema. è como tudo na vida para ter suceso é necessário que tenha mecanismos de controle de qualidade.

  61. Os cursos EAD podem ter custos mais altos para ser implantado, porém a longo prazo, os retornos destes custos duplicam, pois a EAD possibilita que muito mais pessoas tenham acesso aos estudos e sem contar o aprendizado que todos nós temos na parte tecnológica.

  62. O desenvolvimento do EAD, é sem dúvida, uma modalidade de ensino que veio aumentar as possibilidades para o ensino, ora levando informações, ora ampliando o contexto educacional. O trabalho desenvolvido em EAD é progressivo, e, nem sempre, todos possuem os mesmos interesses, ou simplesmente não fez a escolha certa. A progressividade dos estudos, o empenho para cumprir os módulos, tem apresentado efeito, assim podemos constatar que a realização pessoal dos envolvidos vem aumentando. TAi! Motivos de sobra para valorizarmos essa modalidade.

    Eduardo Miranda Tutor de Letras

  63. Boa Noite
    O custo da educação a distância em sua implantação é mais alto pelo simples fato da multiplicação da estrutura de ensino. Mas na cultura do aluno concordando com o material, em sua visão o custo é menor. O efeito da EAD para uma região é superior que o sistema convencional pelo fato de multiplicar o sistema de ensino.

  64. Sou tutora e acredito que nosso trabalho é importante e necessário para um melhor aprendizado do aluno. O aluno que estuda em EAD tem um grande diferencial dos demais, é uma pessoa com perfil diferenciado e o mercado de trabalho já esta se dando conta disso. Eu fiz minha graduação em aula presencial e vejo hoje que a EAD é bem melhor, conseguem transmitir sinteticamente assuntos no qual ficam muito claro e de fácil entendimento.

  65. Bem, gradativamente o ensino em EAD vem tomando seu espaço e terminando com as idéias e mitos sobre esta forma de ensino, quem conhece sabe que o ensino é de alta qualidade e bem rigoroso, não tem moleza, muitas pessoas não estudam em EAD apenas porque o custo é menor, mas sim pelo seu diferencial…

  66. Olá!! Colegas,

    A Ead nunca foi mais barata, precisa-se de aparelhos sofisticados, programas inteligentes, mídias fantásticas… entre outras coisas para motivar os alunos, mas de nada vale isso tudo sem a mediação de um professor-orientador (tutor) para conduzir o processo de aprendizagem de maneira eficaz e criar laços afetivos no grupo, esse profissional também custa muito.
    O autor Moran,em um de seus, diferencia de forma concisa e verdadeira as modalidades a distância e tradicionais, ele adjetiva a primeira como mais flexível, trocas de informações mais constante e aberta. Para a segunda, ele afirma que ainda “mantém rígidos programas” e muitas vezes (minha opinião) não produz aprendizagem. Estamos numa fase de transição e já estamos no caminho da mudança, a imagem do individualismo na Ead já está se disseminando, aquele aluno solitário está dando lugar a um aluno participativo, pesquisador, colaborador…

    Este é o segredo: privar por uma Ead de QUALIDADE. O novo assusta, mas o ser humano, com o tempo, adapta-se a tudo. E o que é novo torna-se-á velho, quando chegarmos lá devemos nos orgulhar de termos sido pioneiros nesta nova modalidade de ensino e esta deve ser de excelente qualidade pois estaremos formando futuros profissionais para o nosso país.E qualidade é sinônimo, também, de custos.

    Mabel Machado/BA – Tutora de Pedagogia

  67. Sou tutora de sala em EAD, sei quanto o ensino nesta modalidade tem crescido e levado inumeras informações em todo canto do pais. Lugares que levariam anos para alguem querer abrir uma faculdade e hoje tem acesso graças ao EAD. Não é fácil estudar nesta modalidade, pois exige do aluno muita disciplina, leitura e o aprender a aprender. Esta modalidade ainda vai crescer muito ….

  68. A aplicação no ensino a distância (EAD) depende de dedicação. Muita gente acredita que é uma forma mais fácil e mais rápida de se formar. Isso é uma idéia completamente equivocada que as pessoas de fora têm. Para o aluno ser um bom estudante precisa ser disciplinado, esta é a questão principal. Se ele for um aluno assim, poderá ser bem melhor que um estudante do ensino presencial. Mas precisa ter uma agenda com os horários de estudos bem definidos. 51% dos alunos de ensino a distância têm família e trabalham.

  69. A aplicação no ensino a distância (EAD) depende de dedicação. Muita gente acredita que é uma forma mais fácil e mais rápida de se formar. Isso é uma idéia completamente equivocada que as pessoas de fora têm. Para o aluno ser um bom estudante precisa ser disciplinado, esta é a questão principal. Se ele for um aluno assim, poderá ser bem melhor que um estudante do ensino presencial. Mas precisa ter uma agenda com os horários de estudos bem definidos. 51% dos alunos de ensino a distância têm família e trabalham.A principal vantagem do EAD é a flexibilidade.A desvantagem principal, eu diria dificuldade, é a disciplina. Temos uma cultura de ensino presencial e o aluno não tem tanta disciplina, está acostumado a ser mais cobrado. A educação a distância exige muita disciplina por parte do estudante.

  70. Sou tutora de sala,e não tenho dúvidas que o sistema EAD é o que ha´de mais atualizado e moderno em educação .

  71. Estou cada vez mais apaixonada pela Tutoria. dessa forma estou me empenhando cada vez mais em busca não só do crescimento profissional, pois muito maior está sendo a minha satisfação pessoal.
    É claro que essa satisfação é percebida pelos alunos porque procuro incentivá-los para que cresçamos juntos.

  72. Sou secretária e auxiliar de coordenação do Pólo.Observo que muitos alunos ainda não entenderam o processo EAD.Mesmo aqueles que termiram o curso, pois acham que se resumi só no portifolio e PCI.A visão da EAD pra muitos ainda é aquele que se fazia por correspondencia, o diploma vinha fácil.Observa-se também pela clientela que faz o vestibular, pessoas bem mais velhas que não aprenderam a lidar com a tecnologia e acabam desistindo.E os mais jovens por serem muito dependente acham que não estão aprendendo.
    Nós que conhecemos devemos cada vez mais incentivar e fazer com que entendam o processo, pois, é o futuro e o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.

  73. Acredito no Ead e penso que ele veio acrescentar para que formemos cidadãos críticos e com amplo conhecimento, já que, no EAD estuda-se muito mais do que no presencial e a busca pelo conhecimento é maior.

  74. Como profissional em educação entendo que se hoje a nossa educação está dividida entre dar instrumentos básicos para que os cidadãos possam sobreviver na sociedade (incluída a formação técnica para o mercado de trabalho) e a formação do homem como pessoa (com suas emoções e em suas dimensões físicas e psicológicas), como ser ético, como cidadão (ser social); constatamos que outrora – em termos abstratos – não é muito diferente, no entanto, quanto ao modo de educar. Têm acontecido muitas mudanças, mudanças essas que beneficiado milhares de pessoas que não tinham acesso a uma universidade, a educação à distância veio para transformar esta sociedade carente de saber, de conhecimento. Mas rica de vontade de crescer.

  75. É incrível como as pessoas imaginam que o ensino ead é mais barato, por este motivo então é menos eficiente. Talvez este engano esteja ligado ao fator de não terem contato com um número de pessoas que fazem parte deste método, pois, a partir do momento em que fizerem, perceberão o quanto estes alunos são eficientes, e se formarão em grandes profissionais.

  76. Caros Colegas professores….
    Neste ambiente corporativo, tenho compartilhado conhecimentos significativos. Além da interação com as mais variadas tecnologias, temos o fantástico ambiente REUNIR onde interagimos com pessoas das diversar regiões do país. É realmente maravilhoso poder estudar, aprender, interagir, mediar o tempo todo em EAD.

  77. O EAD é eficiente, tanto quanto ou ainda mais que o esnino presencial, o aluno e não o metodo é o diferencial

  78. O EAD tem causado revolta ou indignação em alguns, descrença em outros, mas para a maioria dos usuários é um sonho possível, uma oportunidade que há anos era tida como impossível de ser realizada… o almejado curso superior… a tão sonhada faculdade.
    Sou tutora da Unoparvirtual e percebo o quanto as pessoas se sentem “vivas”… o ensino presencial conectado oferecido por esta instituição tem permitido que seres humanos se sintam valorizados e inserido novamente na sociedade que aos poucos vai descartando as pessoas sem habilitação.
    Quanto se fala em valor, percebe-se que não somente a questão financeira interfere nesta metodologia de ensino mas sim a auto-aprendizagem exigida dos alunos.
    Uma das vantagens é que ao tempo em que o aluno adquire o conhecimento teórico/técnico ele se aperfeiçoa com a prática das tecnologias, hoje imprescindível aos profissonais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.