Mitos sobre educação a distância: Usar EAD é mais barato?

Compartilhe o artigo!

Para várias instituições e empresas, o uso de treinamentos ou sistemas de ead envolve muitos mitos e dúvidas. Nas várias instituições de ensino e empresas que já conheci a educação a distância, às vezes foi usada como maneira para economizar recursos ou pessoal. O que é um grande engano! Muitos alunos que não tiveram experiências em educação a distância também têm esse tipo de impressão. Que o ensino presencial é mais caro, sendo o ead, usado como desculpa para reduzir custos.

Esse é um mito comum, mas que é totalmente inverídico. Muito pelo contrário, qualquer empresa ou instituição que adota ambientes de educação a distância, gasta mais com a implementação do sistema. Então lembre, sistemas de ead são sim mais caros!

Educação a distância

Veja algumas coisas que encarecem a educação a distância:

  • Material de apoio: Diferente de uma aula ou treinamento presencial, ambientes de educação a distância demandam material especial. Uma simples apostila não resolve.
  • Professores: A demanda por professores e tutores é maior. Com uma quantidade maior de alunos, os mesmo precisam se dedicar mais ao acompanhamento. Existem vários professores envolvidos no processo, desde a produção do conteúdo até o acompanhamento dos alunos.
  • Tutores: Essa é a pessoa responsável pelo acompanhamento dos alunos, ele deve se comunicar e interagir com os participantes dos cursos.
  • Estrutura: Dependendo do tipo de tecnologia usada para as aulas, a instituição ou empresa precisa investir em servidores, equipamento de videoconferência ou até sinal de satélite para TV.

Se for mais caro, porque fazer então? Para alunos com problema de deslocamento geográfico, a resposta é obvia. Mas para as empresas e instituições de ensino, que não tem limitações geográficas e de deslocamento, porque adotar ead?

A resposta para isso é simples; usar ead é benéfico para os alunos.

Além de participar de um ensino altamente planejado e estruturado, os alunos são estimulados a buscar independência. No modelo tradicional a tendência é que se gere uma relação entre aluno e professor de comodidade. Em ambientes a distância os alunos podem ser estimulados a buscar essa independência. Sendo essa uma das competências mais requisitadas no mercado de trabalho, o benefício para a formação dos alunos é evidente.

Então você agora já sabe, usar [BP]educação a distância[/BP] é mais caro! Não pense que a sua instituição ou empresa estará economizando dinheiro se implementar o sistema, como “corte de custos”. A única vantagem financeira é na economia em viagens e deslocamentos.

80 comentários sobre “Mitos sobre educação a distância: Usar EAD é mais barato?”

  1. Com o investimento em alta tecnologia para o Ensino a distância as instituições que optam em oferecer está modadlidade de educação pro´porcionam, com qualidade, aulas a um grande número de péssoas ao mesmo tempo, fato que favorece mensalidades com condições acessíveis de pagamento.

  2. Realmente depois que conhecemos a EAD percebebos o preconceito eo mito que são gerados por falta de conhecimmento

  3. Sou tutora de sala em Londrina. O Ead está expandindo e é uma modalidade de ensino que viabiliza a formação e que exige a auto disciplina, auto conhecimento dos alunos que buscam essa alternativa. Beneficia principalmente aquelas pessoa que moram em regiões distantes das universidades, é um meio que encurta espaços. Esse mito de que o ead é barato e economiza recursos empresariais e pessoais vem aos poucos se dissipando, há muitas pessoas envolvidas nesse processo tanto dentro das instituições de Ead, e também alunos que já se graduaram ou estão a caminho. Isso fortalece , dá seguranças às pessoas que estão pensando em realizar os cursos à distância.

  4. Nenhum investimento em educação sai “barato”. A formação acadêmica à distância têm o seu preço: implementação do sistema, recursos didáticos apropriados, professores, tutores especializados… e o que é mais importante, investimento em tempo, esforço, energias, estratégias de aprendizagem eficazes, para o educando que quer obter sucessos na sua formação acadêmica.

  5. Sou tutor de sala, nao faz muito tempo que assumi esta nova função. Ja aprendi muito com meus alunos e com os professores do curso. Não esta sendo facil, pois, como tutor preciso entender de todas as materias apresentadas aos alunos, estou fazendo a faculdade junto com os alunos, apredendo junto. Estou gostando muito desta função. Conforme vai passando os modulos e entrando novas turmas as coisas vao ficando mais facil, apesar da diversidade dos alunos. Creio na expansão do EAD.

  6. Olá!
    Realente, a idéia inicial é de que EAD é mais barato, tanto para o aluno, como para a instituição. Com relação à instituição talvez se torne mais barato, mas a longo prazo. Isso se suas tecnologias não se tornarem obsoletas.
    Até mais!

  7. Olá colegas,

    Concordo que a EAD não é uma forma barata de se fazer educação. Acredito que quem se envolve nessa modalidade não vê muito o investimento por esse angulo, lógico que é um empreendimento e ninguem quer sair perdendo, mas que é barato não é não.Mas, quem apostou nessa modalidade percebeu que EAD é uma das modalidades que já tem muitos adeptos e cada dia o preconceito está diminuindo,e isso vem acontecendo em função das Universidades que trabalham a EAD com seriedade.

  8. A EAD está passando por um momento muito especial no Brasil
    isso se dá devido as constantes demandas de cursos em sistemas on line. Facilitando o avanço cultural das pessoas e gerando oportunidades com um sistema sistemÁtico, moderno, organizado e bem planejado AS PESSOAS ADQUIREM UM PRODUTO DE QUALIDADE SEM MUITAS ONERAÇÕES. eNTENDER ESSE SISTEMA É MUITO RELEVANTE PARA NÃO HAVER JULGAMENTOS COM PPRE-COMCEITOS.

  9. Acredito que os custos da educação a distância realmente são maiores pelo grande emprego de tecnologia que o envolve , mas co a possibilidade dele conseguir alcançar um maior numero de alunos ele se torna muito viável , e assim mais acessivél , mas a sua maior importância é conseguir levar o conhecimento ao maior número de pessoas possiveis .

  10. Olá Colegas!
    Acredito que a EAD não seria mais barato mas, mais economicamente viável, pois custos com deslocamento para muitos estudantes que fazem quilômetros por noite diminiu muito, e quando se trata de distância não podemos calcular apenas o custo com transporte, tem o lanche, a água,pois muitos vão direto do trabalho para escola e chegam em suas casas muito tarde da noite.

  11. trabalho com EAD já faz uns 4 a nos e acada dia é um aprendizado novo, é uma forma da educação ” avançar no tempo” , aliando tecnologia e conhecimento epistemologico , logo percebe-se a educação “dentro do Mundo” um mundo que está em constante mudança.
    è um sitema que precisa ser ampliado a todos os níveis e ambientes para fortalecer o direito do cidadão aprender, e consequentemente ampliar o sistema de inclusão tanto na questão da aprendizagem quanto na questão digital. Eu aprovo esse sistema. è como tudo na vida para ter suceso é necessário que tenha mecanismos de controle de qualidade.

  12. Os cursos EAD podem ter custos mais altos para ser implantado, porém a longo prazo, os retornos destes custos duplicam, pois a EAD possibilita que muito mais pessoas tenham acesso aos estudos e sem contar o aprendizado que todos nós temos na parte tecnológica.

  13. O desenvolvimento do EAD, é sem dúvida, uma modalidade de ensino que veio aumentar as possibilidades para o ensino, ora levando informações, ora ampliando o contexto educacional. O trabalho desenvolvido em EAD é progressivo, e, nem sempre, todos possuem os mesmos interesses, ou simplesmente não fez a escolha certa. A progressividade dos estudos, o empenho para cumprir os módulos, tem apresentado efeito, assim podemos constatar que a realização pessoal dos envolvidos vem aumentando. TAi! Motivos de sobra para valorizarmos essa modalidade.

    Eduardo Miranda Tutor de Letras

  14. Boa Noite
    O custo da educação a distância em sua implantação é mais alto pelo simples fato da multiplicação da estrutura de ensino. Mas na cultura do aluno concordando com o material, em sua visão o custo é menor. O efeito da EAD para uma região é superior que o sistema convencional pelo fato de multiplicar o sistema de ensino.

  15. Sou tutora e acredito que nosso trabalho é importante e necessário para um melhor aprendizado do aluno. O aluno que estuda em EAD tem um grande diferencial dos demais, é uma pessoa com perfil diferenciado e o mercado de trabalho já esta se dando conta disso. Eu fiz minha graduação em aula presencial e vejo hoje que a EAD é bem melhor, conseguem transmitir sinteticamente assuntos no qual ficam muito claro e de fácil entendimento.

  16. Bem, gradativamente o ensino em EAD vem tomando seu espaço e terminando com as idéias e mitos sobre esta forma de ensino, quem conhece sabe que o ensino é de alta qualidade e bem rigoroso, não tem moleza, muitas pessoas não estudam em EAD apenas porque o custo é menor, mas sim pelo seu diferencial…

  17. Olá!! Colegas,

    A Ead nunca foi mais barata, precisa-se de aparelhos sofisticados, programas inteligentes, mídias fantásticas… entre outras coisas para motivar os alunos, mas de nada vale isso tudo sem a mediação de um professor-orientador (tutor) para conduzir o processo de aprendizagem de maneira eficaz e criar laços afetivos no grupo, esse profissional também custa muito.
    O autor Moran,em um de seus, diferencia de forma concisa e verdadeira as modalidades a distância e tradicionais, ele adjetiva a primeira como mais flexível, trocas de informações mais constante e aberta. Para a segunda, ele afirma que ainda “mantém rígidos programas” e muitas vezes (minha opinião) não produz aprendizagem. Estamos numa fase de transição e já estamos no caminho da mudança, a imagem do individualismo na Ead já está se disseminando, aquele aluno solitário está dando lugar a um aluno participativo, pesquisador, colaborador…

    Este é o segredo: privar por uma Ead de QUALIDADE. O novo assusta, mas o ser humano, com o tempo, adapta-se a tudo. E o que é novo torna-se-á velho, quando chegarmos lá devemos nos orgulhar de termos sido pioneiros nesta nova modalidade de ensino e esta deve ser de excelente qualidade pois estaremos formando futuros profissionais para o nosso país.E qualidade é sinônimo, também, de custos.

    Mabel Machado/BA – Tutora de Pedagogia

  18. Sou tutora de sala em EAD, sei quanto o ensino nesta modalidade tem crescido e levado inumeras informações em todo canto do pais. Lugares que levariam anos para alguem querer abrir uma faculdade e hoje tem acesso graças ao EAD. Não é fácil estudar nesta modalidade, pois exige do aluno muita disciplina, leitura e o aprender a aprender. Esta modalidade ainda vai crescer muito ….

  19. A aplicação no ensino a distância (EAD) depende de dedicação. Muita gente acredita que é uma forma mais fácil e mais rápida de se formar. Isso é uma idéia completamente equivocada que as pessoas de fora têm. Para o aluno ser um bom estudante precisa ser disciplinado, esta é a questão principal. Se ele for um aluno assim, poderá ser bem melhor que um estudante do ensino presencial. Mas precisa ter uma agenda com os horários de estudos bem definidos. 51% dos alunos de ensino a distância têm família e trabalham.

  20. A aplicação no ensino a distância (EAD) depende de dedicação. Muita gente acredita que é uma forma mais fácil e mais rápida de se formar. Isso é uma idéia completamente equivocada que as pessoas de fora têm. Para o aluno ser um bom estudante precisa ser disciplinado, esta é a questão principal. Se ele for um aluno assim, poderá ser bem melhor que um estudante do ensino presencial. Mas precisa ter uma agenda com os horários de estudos bem definidos. 51% dos alunos de ensino a distância têm família e trabalham.A principal vantagem do EAD é a flexibilidade.A desvantagem principal, eu diria dificuldade, é a disciplina. Temos uma cultura de ensino presencial e o aluno não tem tanta disciplina, está acostumado a ser mais cobrado. A educação a distância exige muita disciplina por parte do estudante.

  21. Sou tutora de sala,e não tenho dúvidas que o sistema EAD é o que ha´de mais atualizado e moderno em educação .

  22. Estou cada vez mais apaixonada pela Tutoria. dessa forma estou me empenhando cada vez mais em busca não só do crescimento profissional, pois muito maior está sendo a minha satisfação pessoal.
    É claro que essa satisfação é percebida pelos alunos porque procuro incentivá-los para que cresçamos juntos.

  23. Sou secretária e auxiliar de coordenação do Pólo.Observo que muitos alunos ainda não entenderam o processo EAD.Mesmo aqueles que termiram o curso, pois acham que se resumi só no portifolio e PCI.A visão da EAD pra muitos ainda é aquele que se fazia por correspondencia, o diploma vinha fácil.Observa-se também pela clientela que faz o vestibular, pessoas bem mais velhas que não aprenderam a lidar com a tecnologia e acabam desistindo.E os mais jovens por serem muito dependente acham que não estão aprendendo.
    Nós que conhecemos devemos cada vez mais incentivar e fazer com que entendam o processo, pois, é o futuro e o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.

  24. Acredito no Ead e penso que ele veio acrescentar para que formemos cidadãos críticos e com amplo conhecimento, já que, no EAD estuda-se muito mais do que no presencial e a busca pelo conhecimento é maior.

  25. Como profissional em educação entendo que se hoje a nossa educação está dividida entre dar instrumentos básicos para que os cidadãos possam sobreviver na sociedade (incluída a formação técnica para o mercado de trabalho) e a formação do homem como pessoa (com suas emoções e em suas dimensões físicas e psicológicas), como ser ético, como cidadão (ser social); constatamos que outrora – em termos abstratos – não é muito diferente, no entanto, quanto ao modo de educar. Têm acontecido muitas mudanças, mudanças essas que beneficiado milhares de pessoas que não tinham acesso a uma universidade, a educação à distância veio para transformar esta sociedade carente de saber, de conhecimento. Mas rica de vontade de crescer.

  26. É incrível como as pessoas imaginam que o ensino ead é mais barato, por este motivo então é menos eficiente. Talvez este engano esteja ligado ao fator de não terem contato com um número de pessoas que fazem parte deste método, pois, a partir do momento em que fizerem, perceberão o quanto estes alunos são eficientes, e se formarão em grandes profissionais.

  27. Caros Colegas professores….
    Neste ambiente corporativo, tenho compartilhado conhecimentos significativos. Além da interação com as mais variadas tecnologias, temos o fantástico ambiente REUNIR onde interagimos com pessoas das diversar regiões do país. É realmente maravilhoso poder estudar, aprender, interagir, mediar o tempo todo em EAD.

  28. O EAD é eficiente, tanto quanto ou ainda mais que o esnino presencial, o aluno e não o metodo é o diferencial

  29. O EAD tem causado revolta ou indignação em alguns, descrença em outros, mas para a maioria dos usuários é um sonho possível, uma oportunidade que há anos era tida como impossível de ser realizada… o almejado curso superior… a tão sonhada faculdade.
    Sou tutora da Unoparvirtual e percebo o quanto as pessoas se sentem “vivas”… o ensino presencial conectado oferecido por esta instituição tem permitido que seres humanos se sintam valorizados e inserido novamente na sociedade que aos poucos vai descartando as pessoas sem habilitação.
    Quanto se fala em valor, percebe-se que não somente a questão financeira interfere nesta metodologia de ensino mas sim a auto-aprendizagem exigida dos alunos.
    Uma das vantagens é que ao tempo em que o aluno adquire o conhecimento teórico/técnico ele se aperfeiçoa com a prática das tecnologias, hoje imprescindível aos profissonais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *