Técnica de oratória: Contraste

Compartilhe o artigo!

Estruturar uma apresentação ou aula não se resume apenas a organizar visualmente a seqüência de slides usados em uma apresentação no PowerPoint ou Impress. Criar um roteiro para o seu discurso é importante também. Mas como começar? Como fazer as pessoas entenderem a sua mensagem? Existem várias técnicas de oratória disponíveis, uma dessas técnicas que acredito ser muito eficiente na maioria das situações é a técnica do contraste. Para usar essa técnica precisamos abordar um tema, sempre de pontos de vista diferentes, para criar esse contraste.

Imagine que você precisa fazer uma apresentação sobre os impactos da cotação do dólar no Brasil. Esse é um assunto que não é simples, para a maioria das pessoas, pelo menos as que não acompanham o noticiário financeiro.

Roteiros para palestras

Para fazer o contraste, faça uma breve introdução para introduzir o assunto. Depois fale sobre as desvantagens e vantagens da situação atual, com a cotação baixa.

  • Vantagens: Com o dólar baixo, os produtos importados ficam mais baratos e as indústrias podem modernizar o seu parque tecnológico com menos custo.
  • Desvantagens: O ponto negativo é que as empresas, que exportam produtos, devem vender menos já que os seus produtos ficam mais caros no exterior.

Você poderia muito bem organizar a apresentação, para que esses tópicos fossem abordados de maneira linear. Mas separando os assuntos em pontos positivos e negativos, a audiência da apresentação ou seus alunos acabam entendendo melhor assunto.

Eu uso esse tipo de organização nas minhas aulas e o resultado é muito bom. Ainda mais, porque quebra aquela impressão de monólogo.

Depois que esses pontos são apresentados, podemos então discutir com os alunos, qual o ponto de vista que cada um apresenta, em relação aos argumentos apresentados.

Talvez você já use esse tipo de organização, sem mesmo saber. Por muito tempo usei esse tipo de organização, até que li um texto sobre oratória, que falava sobre essa técnica. Infelizmente era um texto impresso e não encontrei nenhum link correspondendo ao conteúdo do texto.

O que você acha de organizar as suas apresentações assim? Sempre que possível, crie contrastes para facilitar o entendimento. Prevendo isso na organização, a criação dos slides já pode refletir essa organização.

6 comentários sobre “Técnica de oratória: Contraste”

  1. Pingback: Allan via Rec6
  2. Apesar de nao ser exatamente o que eu estava procurando, achei muito interessante o texto e a maneira facilitadora dessa técnica de oratória.
    Abraços

  3. EU QRIA SABER MAIS TECNICAS DE ORATORIA, PARA APRENDER FALAR EM PUBLICO, APRESENTAR TRABALHOS, MAS NAO QRIA DEPENDER SO DE SLIDE OU ALGO ASSIM, QRIA TRANSMITIR Q SEI DE UMA FORMA MAIS CLARA E AMPLAS PARA AS PESSOAS Q ESTAO ME ESCUTANDO, ABRACOS.

  4. Gostaria de aprender de verdade as técnicas e aprender aplica
    -las
    em meus discursos. O que preciso fazer?

  5. Pingback: Técnicas de oratória « Bluiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *