Imagine você na seguinte situação, está na frente do computador com o PowerPoint ou Impress aberto, aquela tela em branco, precisando começar a fazer uma apresentação ou preparar uma aula. Então vem a pergunta, por onde começar? Uma das dicas dos especialistas no assunto, para as pessoas que querem se guiar em uma apresentação é contar uma história. Já utilizo esse tipo de técnica há algum tempo e os resultados são ótimos. Mas como montar uma apresentação seguindo o raciocÃnio de uma história?
Para fazer isso, precisamos seguir o modelo de narrativa de uma história. Isso pode servir para organizar os assuntos a abordar, como pode se transformar literalmente em uma história.
A estrutura narrativa seria a seguinte:
- Parte 1 – Introdução: Na primeira parte da apresentação devemos apresentar o assunto abordado, assim como alguns fatos importantes e relevantes sobre a discussão. Essa é uma parte fundamental, pois será nela que iremos basear a nossa opinião. Se for um problema, aponte causas e conseqüências. Sempre o necessário para que a platéia entenda o contexto.
- Parte 2 – Argumentação: Esse é o momento em que você apresentará a sua opinião sobre o assunto ou as considerações de outras pessoas. Caso você esteja apresentando um projeto de pesquisa, comente como o resultado se relaciona com o problema e seus benefÃcios. Se for uma aula, mostre como resolver o problema, sempre justificando o método utilizado.
- Parte 3 – Conclusão: Para finalizar a apresentação, faça alguns comentários sobre o assunto abordado e a sua solução. Aponte pontos positivos e negativos, caso existam ainda pontos a melhorar, indique a direção e tempo estimado para a solução dos problemas.
Com essa separação, ficará fácil criar a apresentação. Pelo menos a estrutura da apresentação. Se você quiser planejar ainda mais a palestra, crie um pequeno roteiro, faça anotações em um pedaço de papel.
Fora isso, ensaiar é a melhor maneira de estar preparado para enfrentar esse desafio se você ainda estiver inseguro (a).
Essa foi apenas uma estruturação, mas dependendo do caso já assisti a palestras excelentes em que os apresentadores, organizaram a apresentação, literalmente como uma história. Criaram personagens fictÃcios e tudo mais. Pela reação da platéia, a aceitação foi muito boa. Mas cuidado, dependendo do perfil das pessoas que devem assistir a apresentação, esse tipo de material pode ser considerado um tanto infantil.
Um ponto positivo desse tipo de organização, principalmente se você usar ilustrações ou fotografias para ilustrar a história. A atenção da platéia estará focada nas imagens e ilustrações e não em você. Isso pode ser muito bom para quem fica nervoso.
Pois então, agora é só colocar a mão na massa e elaborar a sua apresentação.
Mto legal esse site,,estava mto precisando dessas tecnica!!Um abraço!
LUdmila MOreira