Colaboração online com o Skype?

Compartilhe o artigo!

As ferramentas de voz sobre IP revolucionaram o conceito de comunicação e telefonia. Existem várias opções no mercado, para os mais variados gostos e bolsos, sendo que uma das mais usadas para comunicação por voz na web é o Skype. Na última semana estava tentando orientar um cliente em relação a um procedimento, usando o Skype apenas. Isso se revelou uma tarefa árdua, principalmente porque as orientações envolviam o uso de interfaces para software. Como explicar para uma pessoa os procedimentos para uso de uma interface, sem saber que a pessoas está acompanhando o seu raciocínio?

Ai que veio a pergunta; é possível fazer colaboração online com o Skype? Felizmente a resposta é sim! Podemos fazer colaboração online, compartilhar telas, fazer ilustrações e até gravar toda a conversação para escutar e conferir depois.

Skype Logo

Fazendo uma rápida pesquisa na web, descobri vários extras para o Skype, indispensáveis para qualquer pessoa interessada em promover ambientes colaborativos com esse software.

Vamos à lista:

  • Whiteboardmeeting: Essa ferramenta permite compartilhar imagens e desenhos com os seus contatos do Skype. Por exemplo, você precisa discutir a resolução de um problema que envolve fotografias? Podemos abrir a fotografia na área de compartilhamento e rabiscar sobre ela, para que o seu contato também visualize e adicione anotação. Se você possuir uma mesa digitalizadora, fica mais fácil ainda. Já pensou compartilhar [BP:215]fluxogramas[/BP] a diagramas em uma reunião virtual? Assim todos podem opinar na resolução e organização do processo.
  • uSeeToo: Função semelhante a da ferramenta anterior, mas com mais opções para ilustração.
  • Video4im: Às vezes falar e compartilhas imagens não bastam, as pessoas precisam ver o seu rosto e as expressões. Com essa ferramenta podemos adicionar vídeo às conversas no Skype.
  • Supertintin: Grava as conversas em áudio e vídeo, para que depois você possa assistir novamente. Essa ferramenta é paga.
  • Pamela Call Recorder: Aqui temos uma ferramenta que também grava as conversas em áudio, no formato mp3.

Pronto! Com essas ferramentas você poderá começar a realizar colaboração online, com o Skype de maneira fácil e rápida. Principalmente com as duas primeiras ferramentas de desenho colaborativo.

Fonte de informações para o artigo: Mashable

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *