Você já ouviu falar sobre o Camtasia e o SnagIt? Essas são duas ferramentas desenvolvidas pela TechSmith, para auxiliar na captura de telas e interfaces de softwares. Mas qual a função exata de cada uma dessas ferramentas? Elas ajudam mesmo? Antes de responder a essas perguntas, devo dizer que possuo licenças de ambas as ferramentas e elas são imprescindÃveis para qualquer pessoa, que trabalhe com treinamentos envolvendo informática.
Sem elas a vida de um [BP]designer instrucional[/BP] seria muito complicada! Mas vamos às diferenças.
- SnagIt: A principal função dessa ferramenta é capturar imagens estáticas de interfaces. Depois que as imagens são capturadas, podemos adicionar setas e textos no seu editor próprio. Outra opção é salvar a imagem diretamente para um arquivo, sem a necessidade de editar posteriormente. Esse recurso acelera em muito a captura de telas, tornando o trabalho mais produtivo. Apesar de ser focado na captura de imagens estáticas, podemos gravar vÃdeos simples.
- Camtasia: Aqui temos uma ferramenta especializada em gravar vÃdeos, com narração em áudio. Podemos até fazer a integração com a imagem do instrutor ou professor, usando a imagem de uma webcam que é integrada ao vÃdeo. Depois que os vÃdeos estão prontos, podemos fazer edições e ajustes no editor de vÃdeo próprio da ferramenta.
Essas são as diferenças básicas, caso a sua necessidade seja apenas capturar o desktop do seu computador, para produzir apostilas ou livros de informática. Recomendo usar o SnagIt, até pelo seu menor custo. Uma licença dele custa aproximadamente 40 dólares. Mesmo com esse custo, acredite em mim quando digo que vale a pena.
Agora, se o seu objetivo é produzir vÃdeos com narração ou apresentações em PowerPoint com áudio, à melhor solução é usar o Camtasia. As suas ferramentas facilitam muito o trabalho, mas já devo avisar que a licença é um pouco mais cara, custando aproximadamente 299 dólares.
Existem opções a considerar para essas ferramentas? Sim, existem algumas opções na área dos softwares proprietários e outras em software livre. Uma das mais sofisticadas é o Adobe Captivate, que é absurdamente caro e tem uma função semelhante ao Camtasia. Eu disse semelhante, porque ele oferece algumas opções a mais para simulação de software.
Na área dos softwares livres temos o Wink, que também oferece gravação de apresentações e interfaces em vÃdeo. A sua grande vantagem é que ele também consegue gravar vÃdeos em ambiente Linux.