Quais as diferenças entre o Camtasia e o SnagIt?

Compartilhe o artigo!

Você já ouviu falar sobre o Camtasia e o SnagIt? Essas são duas ferramentas desenvolvidas pela TechSmith, para auxiliar na captura de telas e interfaces de softwares. Mas qual a função exata de cada uma dessas ferramentas? Elas ajudam mesmo? Antes de responder a essas perguntas, devo dizer que possuo licenças de ambas as ferramentas e elas são imprescindíveis para qualquer pessoa, que trabalhe com treinamentos envolvendo informática.

Sem elas a vida de um [BP]designer instrucional[/BP] seria muito complicada! Mas vamos às diferenças.

Camtasia 4

  • SnagIt: A principal função dessa ferramenta é capturar imagens estáticas de interfaces. Depois que as imagens são capturadas, podemos adicionar setas e textos no seu editor próprio. Outra opção é salvar a imagem diretamente para um arquivo, sem a necessidade de editar posteriormente. Esse recurso acelera em muito a captura de telas, tornando o trabalho mais produtivo. Apesar de ser focado na captura de imagens estáticas, podemos gravar vídeos simples.
  • Camtasia: Aqui temos uma ferramenta especializada em gravar vídeos, com narração em áudio. Podemos até fazer a integração com a imagem do instrutor ou professor, usando a imagem de uma webcam que é integrada ao vídeo. Depois que os vídeos estão prontos, podemos fazer edições e ajustes no editor de vídeo próprio da ferramenta.

Essas são as diferenças básicas, caso a sua necessidade seja apenas capturar o desktop do seu computador, para produzir apostilas ou livros de informática. Recomendo usar o SnagIt, até pelo seu menor custo. Uma licença dele custa aproximadamente 40 dólares. Mesmo com esse custo, acredite em mim quando digo que vale a pena.

Agora, se o seu objetivo é produzir vídeos com narração ou apresentações em PowerPoint com áudio, à melhor solução é usar o Camtasia. As suas ferramentas facilitam muito o trabalho, mas já devo avisar que a licença é um pouco mais cara, custando aproximadamente 299 dólares.

Existem opções a considerar para essas ferramentas? Sim, existem algumas opções na área dos softwares proprietários e outras em software livre. Uma das mais sofisticadas é o Adobe Captivate, que é absurdamente caro e tem uma função semelhante ao Camtasia. Eu disse semelhante, porque ele oferece algumas opções a mais para simulação de software.

Na área dos softwares livres temos o Wink, que também oferece gravação de apresentações e interfaces em vídeo. A sua grande vantagem é que ele também consegue gravar vídeos em ambiente Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *