Dicas para palestras e apresentações: Qual o melhor Layout?

Compartilhe o artigo!

Quando estamos começando a criar uma apresentação, a escolha do Layout dos slides pode influenciar em muito o sucesso da sua apresentação em si. Como é de praxe, as ferramentas que criam apresentações nos disponibilizam várias opções para organizar visualmente os slides. Na sua última versão o [BP:215]PowerPoint[/BP] mostra até mais variações de Layout que o [BP:215]Open Office Impress[/BP], mas independente da ferramenta que estiver sendo utilizada, os erros que nós cometemos na elaboração desses slides é sempre o mesmo. Com certeza você já deve ter presenciado apresentações em que os slides estavam abarrotados de texto, para piorar ainda mais a situação a pessoa que estava fazendo a apresentação, insiste em ler o texto do slide integralmente.

Esse tipo de apresentação é ineficiente visualmente, sem falar que as pessoas que assistem a apresentação ficam com a clara impressão de despreparo do apresentador. Como você não se preparou para a apresentação, escreveu tudo que iria falar nos slides. Lembre que os slides devem servir apenas como apoio para o desenvolvimento das idéias. Com base nisso, podemos usar essa regra simples no design dos slides: Quanto menos texto melhor!

Isso mesmo, quanto menos texto usarmos nos slides, mais agradável visualmente os slides devem parecer. Caso você precise apresentar várias idéias sobre um determinado assunto, prefira um texto grande que destaque essa idéia em apenas um slide.

Veja esses exemplos práticos, na imagem abaixo está um slide que possui um layout muito comum. No título mostramos o assunto e depois vários tópicos de texto para desenvolver o assunto:

Slides layout

Usar esse tipo de layout trás algumas conseqüências para a nossa apresentação:

  • Tendência natural a ler o texto no slide
  • Depois que cada tópico é explicado precisamos olhar freqüentemente para o slide, para seguir com a apresentação
  • A platéia vai achar que você não se preparou para a apresentação e que não domina o assunto

A melhor opção para os slides é utilizar layouts como o mostrado na imagem abaixo:

Slides layout 2

Aqui apenas uma idéia principal é apresentada no slide, com algumas poucas linhas com texto grande e de fácil leitura. Assim podemos desenvolver as idéias e mostrar uma apresentação mais eficiente. Utilizar esse tipo de apresentações envolve alguns cuidados, principalmente no domínio do assunto apresentado. Então ensaie bastante antes de fazer a palestra ou apresentação para não correr riscos.

Caso você esteja pensando; devo seguir essa regra para todos os slides? Não, dependendo da situação podemos fazer alterações. Mas use o bom senso para saber quando adicionar mais texto no Slide ou escrever algo que efetivamente precise ser lido na hora da apresentação, como a citação de alguma pessoa famosa.

Então agora você já sabe, quando menos texto melhor! O que acha de revisar aquelas apresentações antigas e adaptar para esse novo formato?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *