Essa semana o Common Craft Show lançou mais um dos seus vÃdeos falando sobre temas relacionados à Web 2.0 e colaboração online. Dessa vez eles falaram sobre Social Bookmarking, traduzindo para o português seria algo como Marcadores sociais. Como não poderia deixar ser, o vÃdeo é bem instrutivo e eles conseguem convencer o espectador das vantagens em utilizar a ferramenta, assim como já tinham feito com as Wikis e outras ferramentas de colaboração.
Como o vÃdeo estava no dotSub, sem nenhuma legenda em português, resolvi fazer a legenda ontem a noite antes de dormir, caso alguém encontre algum erro, me perdoe. Talvez tenha sido o sono. 🙂
No começo do vÃdeo eles explicam o que são os marcadores, e como podemos utilizá-los para guardar as informações dos nossos web sites favoritos para depois. Mas depois de certo tempo, a quantidade de web sites cresce muito e ficamos perdidos no meio de vários favoritos. Essa não é uma maneira muito prática de guardar essas informações.
Bem, veja o vÃdeo:
Além disso, os favoritos armazenados no navegador estão disponÃveis apenas em um computador. Caso você não esteja acessando a internet naquele computador, os seus favoritos estão inacessÃveis.
Então o conceito de favoritos em web sites é apresentado, devo fazer uma ressalva aqui. Esse tipo de web site está presente já a um bom tempo, lembro que antigamente existia um serviço chamado de mybookmarks.com, mas ele hoje não existe mais. A diferença desse serviço para o que existe hoje são as marcações sociais.
Assim que adicionamos um marcador em sites como o Del.icio.us, podemos atribuir tags ou palavras chave a esses marcadores. Essas tags nos auxiliam a encontrar esses marcadores no futuro. Por exemplo, se você adicionar o colaborativo.org como um marcador, atribuindo as tags colaboração, ensino a distância e web 2.0 a ele. No futuro, quando você quiser localizar web sites relacionados a esse assunto, você só vai precisar clicar sobre nome da tag, para encontra facilmente o marcador.
Para melhorar ainda mais o processo, esses marcadores são públicos! Isso mesmo, qualquer usuário cadastrado, podem fazer uso desses marcadores. Inclusive no vÃdeo, um exemplo sobre a utilização desse recurso em salas de aula é mostrado. Com isso podemos criar grupos de pesquisa para selecionar a filtrar web sites que falam sobre assuntos parecidos.
Por exemplo, um grupo de professores pode pesquisar web sites sobre um determinado assunto e atribuir marcadores ao conteúdo encontrado. Essas tags classificam o conteúdo e podem ser acessadas por outros professores e até pelos seus alunos. Isso é marcação social, todos podem aproveitar a classificação que você realizou, assim como você pode pesquisar o conteúdo marcado por outras pessoas.
Você nunca utilizou esse tipo de recurso? Quem sabe agora, que o funcionamento dele foi explicado, não seja um incentivo a mais? Agora é só começar!
Oi Allan,
maravilhoso, wunderbar, merveilleux, extraordinaire, génial, wonderful, amazing, meraviglioso, bellissimo, θαυμάσιος, καταπληκτικός, wonderbaarlijk o seu post.
Claro, eu deveria elogiar tb o autor original, mas este eu não sei quem é. Introduz bem o conceito e explica como tirar partido dele.
Esse é tb um post social já que posso disseminá-lo no grupo que quero introduzir o uso de marcação social.
Agora, vc fica nos devendo mostrar como (com que ferramentas) se baixa um vÃdeo e coloca-se legendas nele. he he he… Isso tb é uma necessidade.