Hoje recebi um e-mail da TechSmith informando sobre o lançamento de um novo projeto chamado Jing. Mas o que seria esse Projeto Jing? Para quem não sabe, a TechSmith é a desenvolvedora do Camtasia e do Snagit, duas das melhores ferramentas para captura de telas e gravação de vÃdeo aulas. Segundo o blog da TechSmith, o objetivo do Jing é facilitar a troca de informações como telas, imagens em vÃdeo em ferramentas de comunicação instantânea como Skype, MSN Messenger e outros.
Depois que recebi o e-mai, decidi fazer um teste com a ferramenta para verificar como ela funciona. De cara já existe um complicador, para utilizar o Jing no Windows é necessário o .NET Framework, caso você não tenha esse componente instalado tenha paciência! É um download de 41 megas! Dessa vez a TechSmith resolveu lançar o produto para Macs também! Então não é só no problemático Windows que o Jing funciona. Esse é um pedido antigo dos usuários da TechSmith, até hoje suas ferramentas só funcionam na plataforma Windows.
Bem, voltando às primeiras impressões com o Jing, depois de um cansativo longo download o Framework 3.0 está instalado o podemos prosseguir. Tomei o cuidado de reiniciar o computador, depois que o novo Framework foi instalado. Pois quando eu fui executar o Jing, me aparece essa bela imagem:
Pois é, eu também lamento! Depois de um download com 40 megas, receber essa mensagem? A ferramenta ainda está em desenvolvimento, então isso é compreensÃvel. Para que o artigo a viagem não seja perdida, vamos utilizar os dados que a própria TechSmith divulgou sobre o Jing. Segundo o Blog oficial da TechSmith, com o Jing nós poderemos:
- Capturar imagens
- Gravar vÃdeos
- Editar imagens
- Fazer o upload de mÃdia para o Screencast.com
No mesmo blog, ainda existe um vÃdeo demonstrando o Jing em ação. No vÃdeo duas pessoas conversam via chat, quando uma delas apresenta uma dúvida sobre um procedimento de configuração no Gmail. A outra pessoa, imediatamente abre o Jing e captura uma tela do Gmail, apontado as configurações corretas e faz o upload rapidamente da imagem para o Screencast. Logo em seguida, um vÃdeo também é capturado e publicado rapidamente para o Screencast. Depois de assistir a esse vÃdeo, podemos tirar algumas conclusões sobre o que é esse Jing:
- Ele é tipo um hÃbrido entre o Camtasia Recorder e o Snagit
- O Jing se integra ao Desktop de maneira mais fácil
- Suas ferramentas de edição são mais simples
- Para produção multimÃdia mais complexa o Snagit e o Camtasia Studio, ainda são imprescindÃveis
- Aparentemente ele tem uma ferramenta de integração com Blogs, mas não encontrei referencias sobre as plataformas suportadas.
- Para utilizar os seus recursos de compartilhamento, uma conta no screencast.com é fundamental.
- Pode ser uma boa opção para Blogs que utilizem de muitos vÃdeos e telas capturadas.
Depois desse vÃdeo de demonstração e do fiasco na instalação, vai demorar um pouco até que eu tente instalar novamente o Jing. Para aqueles que quiserem tentar e conseguirem, o que acham de compartilhar a sua experiência nos comentários? Para fazer o download do Jing, visite o seu sÃtio oficial.