Melhorias nos relatórios do Moodle 1.9.5

Por melhor que o Moodle seja em termos de sistema para suporte a educação pela internet, ainda são necessárias várias melhorias e pequenos ajustes para que o mesmo fique adequado as necessidades de algumas instituições. Um dos pontos que precisa de melhoria é o sistema de relatórios do Moodle, mais especificamente o sistema que simula um tipo de boletim escolar dentro do sistema. Hoje esse sistema é organizado com base apenas nos dados e desempenho direto do aluno, sem o uso de opções e informações extras dos alunos.

Para a próxima atualização do Moodle, que será a 1.9.5, estão sendo planejadas algumas melhorias bem interessantes para o sistema. Entre essas melhorias estão a possibilidade de adicionar novos critérios de classificação para as atividades e até mesmo um ranking interno, para que o professor ou tutor do curso tenha uma idéia da posição do aluno em relação aos outros participantes. Caso você queira acompanhar a lista das melhorias e entender um pouco mais sobre essas novidades, a lista completa de melhorias para o Grade Book do Moodle 1.9.5 pode ser acessada nesse link.

boletim-moodle

Mesmo sendo um grande avanço, ainda credito que o sistema de relatórios do Moodle em relação aos alunos é um dos mais flexíveis e avançados no mercado de sistemas LMS. Apesar de não apresentar algumas ferramentas e opções de maneira nativa, a natureza aberta do Moodle, permite que uma instituição de ensino encomende para um programador ou empresa, a personalização dessa parte do Moodle, para atender seus critérios.

Isso é de extrema importância para a instituição, principalmente se o sistema de avaliação for diferente da escala de notas que estamos acostumados. Por exemplo, e se a instituição trabalhar apenas com conceitos? Como fica? E os sistemas LMS proprietários que só usam escalas com notas?

Um bom sistema de relatórios faz a diferença no final do semestre, quando o professor precisa fazer o fechamento das notas e acompanhamento final dos trabalhos. Caso o Moodle ou o sistema escolhido pela instituição de ensino esteja bem configurado, e o planejamento do curso seja adequado, será apenas questão de exportar o relatório para fazer a consulta dos dados.

Leave a Reply