Infográfico sobre a crise de crédito

Os infográficos são uma excelente maneira de explicar qualquer tipo de assunto, por mais complexo ou desinteressante que possa parecer a princípio, uma boa organização e conteúdos animados podem fazer a diferença. Podemos usar como exemplo para a elaboração de um bom infográfico usando animação, o infográfico animado publicado por um estudante de animação e mídias digitais americano, sobre o desenrolar e origens da crise econômica. Mesmo que perguntemos para pessoas e estudantes, a maioria deles não sabe ao certo o que é de a origem da crise. Um vídeo com bons gráficos e narração envolvente pode mostrar e explicar para qualquer aluno ao pessoa interessada.

O vídeo pode ser assistido nesse link em alta resolução, ou então aqui mesmo no blog usando o player abaixo. Mesmo estando totalmente narrado e com os textos na língua inglesa, com um pouco de atenção e paciência é possível entender bem o que está sendo explicado.


The Crisis of Credit Visualized from Jonathan Jarvis on Vimeo.

O mais impressionante desse tipo de projeto é que ele é um trabalho acadêmico e não é obra de um profissional especializado em edição de vídeo ou animação. Ainda assim é possível tirar várias lições do ponto de vista do design instrucional, para aprender um pouco mais sobre a produção desse infográfico.

Antes de mais nada é importante citar o valor pedagógico desse tipo de material no apoio a qualquer tipo de explicação. Um professor de geografia ou economia poderia em apenas 11 minutos explicar de maneira rápida e visual a crise econômica usando esse vídeo, mesmo sendo em inglês, o docente poderia acompanhar o vídeo narrando e traduzindo os termos.

Voltando a falar sobre o design instrucional, vamos listar as qualidades que fazem desse um bom exemplo de infográfico:

  • Uso inteligente de conceitos e princípios de animação
  • Uso inteligente de efeitos sonoros para mostrar respostas aos movimentos e interação dos gráficos
  • Imagens e gráficos simples
  • Muita imagem e poucas palavras (esse conceito foi emprestado das apresentações e palestras, mas vale aqui também)
  • Paleta de cores bem definida e persistente
  • Linha de pensamento bem definida
  • Imagens e gráficos contextualizados com a narração

Essas são algumas características que podemos listar sobre o infográfico, que podem ser aproveitados no processo de planejamento de vídeos relacionados a outros temas. De uma maneira ou de outra, fica a dica de um ótimo exemplo de material para aulas.

4 Responses to “Infográfico sobre a crise de crédito”

  1. Bela dica. Teria como vc investigar quais softwares ele utilizou para criar a animação?

  2. Oi Luís,

    Ele usou o Adobe Illustrator e After Effects.

    Abraços
    Allan

  3. Este tipo de recursos mostra bem que não existem “assuntos complicados de explicar”. Obrigada pela sugestão.

  4. […] post do Colaborativo.org fala-nos de um recurso que pode facilitar a compreensão de temas mais complexos ou aparentemente […]

Leave a Reply