pptPlex: Um novo paradigma na apresentação de slides no PowerPoint

O processo de criação de apresentações em PowerPoint pode até mudar e evoluir, mas a maneira com que apresentamos e discutimos os slides é a mesma já faz um bom tempo. Esse é um paradigma que é quebrado apenas com o uso de softwares como Flash e outros, que não são amigáveis para pessoas interessadas apenas em elaborar uma boa apresentação. Essa semana descobri uma ferramenta extremamente interessante que promete e realmente quebra o paradigma das apresentações em slides no PowerPoint 2007, chamada de pptPlex. Com o pptPlex podemos adicionar uma interação diferente a nossa apresentação, mostrando para a sua audiência o conjunto total de slides e navegando com o mouse sobre o conteúdo de maneira semelhante ao que acontece com uma página na web.

A melhor maneira de explicar o funcionamento do pptPlex é assistindo um vídeo que demonstram bem o funcionamento desse adendo ao PowerPoint 2007:

No vídeo podemos entender um pouco melhor o funcionamento da ferramenta, que manipula uma apresentação tradicional no PowerPoint e a transforma em um mapa, organizando os slides em categorias e grupos, que podem ser acessados e ampliados na tela a qualquer momento.

A ordem e dinamismo que o pptPlex oferece as apresentações mais simples pode ser um grande trunfo para pessoas com apresentações pobres visualmente, pois as animações e a possibilidade de fazer uma visualização rápida sobre todo o conteúdo dos slides permite que o palestrante ou professor possa explicar melhor, pontos de vista e até mesmo a linha de raciocínio que será desenvolvida ao longo da apresentação.

Para fazer o download do pptPlex é necessário visitar esse endereço, a ferramenta é totalmente gratuita para os usuários que tenham o PowerPoint 2007 e usam o windows xp ou vista. A instalação requer que você tenha o .NET Framework 3.0, mas caso esse componente esteja ausente no seu windows o próprio instalador direciona você até a página de download.

Uma das melhores maneiras de testar a ferramenta é na prática, portanto nos próximos dias pretendo elaborar alguns tutoriais e análises do uso dessa ferramenta em apresentações mesmo. Assim que tiver novidades sobre o pptPlex, publico aqui no blog.

Leave a Reply