Sistema de texto para voz podem ajudar no aprendizado?

O uso de softwares educacionais permite que muitos alunos e pessoas com necessidades especiais tenham acesso a uma educação de qualidade, podemos dizer até mesmo que em pé de igualdade com alunos ditos normais. Entre esses softwares que permitem uma melhor integração na sala de aula, estão os sistemas que transformam palavras em áudio, permitindo que alunos com deficiência visual possam escutar o material que é lido pelos outros alunos. Existem várias opções e tipos de softwares para essa tarefa específica, mas dentre as opções para quem fala português temos apenas o Letras e o DosVox.

Essa última opção é a que mais conheço e já presenciei muitos alunos fazendo testes com o software para verificar a sua precisão, e posso dizer que o resultado da sua aplicação é fantástica. Mas, esse tipo de ferramenta pode representar um novo avanço para o aprendizado de todos os alunos com sérias deficiência em termos de leitura. Se você é professor ou já ministrou alguma aula, deve saber que a maioria dos alunos detesta a leitura e não faz a menor questão cultivar esse hábito.

Gathered for the IHR Headphone Roundup

Os softwares como o DosVox podem ajudar na conversão de material em texto digital para áudio. A vantagem em fazer isso é que os alunos podem ter acesso fácil e barato a dispositivos que reproduzam esse tipo de material, como os telefones celulares que podem reproduzir arquivos em MP3. Isso resolve o problema da leitura? Claro que não, mas ajudaria em muito no processo de aprendizagem e seria uma conveniência para as pessoas que tem pouco tempo ou gostariam de otimizar o período de estudos.

Entre os alunos que mais poderiam se beneficiar do uso de sistemas como esse estão os que participam de cursos a distância, pois a maioria do material já é distribuído em formato digital, o que facilita muito o uso do DosVox. Para começar a usar o DosVox, basta fazer uma visita ao web site do projeto para fazer o download do software que é totalmente gratuito. Quem sabe assim você consegue fazer com que seus alunos se interessem ainda mais pelos textos e material didáticos da sua disciplina.

O ideal mesmo é incentivar a leitura, e o uso dessa incrível ferramenta para fomentar alunos perfeitamente normais a estudar é muito triste. Mas, é a nossa realidade.

One Response to “Sistema de texto para voz podem ajudar no aprendizado?”

  1. Já tentei converter texto em MP3 e comigo não funcionou muito bem.
    Não sei se era o programa que não era bom, mas o texto falado ficou sem tom… sem vida. Seguidamente eu perdia o foco da atenção na narração.
    Quem sabe treinando a atenção melhore um pouco.
    Sou bastante dispersivo.
    :-)

Leave a Reply