Como planejar uma apresentação multimídia?

A quantidade de recursos que temos a disposição para elaborar uma apresentação hoje é impressionante, basta querer que o professor ou palestrante pode adicionar animações 3d e vídeos sobre praticamente qualquer tipo de assunto. Além dos vídeos é possível trabalhar com áudio em formatos gratuitos para apresentações, assim o palestrante ou professor pode realmente criar uma apresentação multimídia, que era até então difícil de elaborar a alguns anos atrás. O problema desse tipo de apresentação é que a quantidade de recursos que pode ajudar em algumas situações, em certos casos pode também atrapalhar.

Como estou sempre precisando criar apresentações que envolvem o uso de vídeos, imagem e texto, resolvi reunir uma série de dicas e passos para evitar problemas nessas apresentações. Os passos são simples de seguir, mas podem evitar problemas mais graves durante a apresentação.

consultoria

  1. Sempre que for escolher vídeos para a apresentação, selecione material com resolução adequada. Isso evita aquele vídeo sem definição, que precisa ser explicado depois da palestra.
  2. Ao escolher áudio para a sua apresentação, escolha músicas e sons instrumentais e abstratos. Nunca use sons para as transições dos slides! Os melhores momentos para adicionar sons são o início, intervalos e encerramento da palestra.
  3. Use vídeos para não precisar explicar algo em muitos detalhes. Se o vídeo mostra um processo complexo melhor que a sua explicação, apenas narre o conteúdo.
  4. Antes de executar a apresentação para uma platéia, teste várias vezes o material para garantir que tudo vai funcionar.
  5. Tente remover do vídeo períodos e transições muito longas que podem atrapalhar a sua apresentação.
  6. Sempre explique os conceitos envolvendo um vídeo antes da sua apresentação. O vídeo deve ser o último item para complementar o conceito. Lembre que as pessoas estão ali para assistir a sua apresentação, e o vídeo é apenas um apoio.

A maioria dos softwares de apresentação como PowerPoint, Impress e Keynote suporta muito bem o uso de vídeos em suas apresentações. O problema é achar os vídeos que se adéquam melhor as suas apresentações e respectivos contextos.

Essas dicas são simples, mas podem ajudar em muito no planejamento de uma apresentação de slides usando material multimídia.

Leave a Reply