Empreendedorismo: Como organizar uma disciplina?

O processo de organização de uma disciplina é um grande desafio de design instrucional, principalmente se o assunto abordado não é a especialidade do designer em questão. Mesmo para especializadas, existem disciplinas e assuntos que são extremamente complicadas de transpor para conteúdos escritos. Um desses exemplos é a disciplina de empreendedorismo, que aborda vários aspectos do desenvolvimento pessoal de uma pessoa, seja para o lado da criação mesmo de um empreendimento ou para a organização de um plano de negócios. Caso você seja designer instrucional ou gostaria de trabalhar nessa área, recomendo pesquisar sobre o assunto para conhecer um pouco mais sobre a organização dessas disciplinas.

O problema com o Empreendedorismo, quando abordamos assuntos que não estão diretamente relacionados com a criação do plano de negócios, mas o chamado empreendedorismo comportamental, é que não existe certo ou errado. Mas, alguns pontos de vista e opiniões que podem ou não ser analisados em algumas situações chave.

business team work - girl leading

Por exemplo, a identificação de oportunidades é ponto fundamental para qualquer empreendedor. Como é possível ensinar alguém a identificar essas oportunidades e se tornar um empreendedor? Depois de muita leitura e consulta a livros e alguns professores de empreendedorismo, percebi que a fórmula para mostrar esse tipo de conteúdo é semelhante em todos os casos.

A fórmula se baseia no estudo de caso de algum empreendedor de sucesso, em que o professor explica o processo que resultou no sucesso dessa pessoa como empreendedor. Isso passa pela identificação da oportunidade que fez o empreendedor se lançar no projeto. Toda a história é comentada pelo professor, para que os alunos possam em algum momento fazer analogias com a sua realidade e quem sabe vislumbrar alguma oportunidade.

Mesmo não sendo comprovado que todos os alunos desse curso em particular, devam aproveitar a história para identificar possíveis oportunidades, o método tem se mostrado eficaz na descoberta de alguns poucos empreendedores. O tema é ao mesmo tempo interessante e pode despertar algumas idéias sobre a identificação de oportunidades, que nem sempre resultam no lançamento de algum negócio próprio. Mas, na realização de um curso em uma área que você identifica ser valorizada no futuro. Isso é estudado pelo empreendedorismo também.

O ensino do empreendedorismo a distância é um ótimo tema de estudo para qualquer designer instrucional. Nessa área, uma boa margem de comparação pode ser feita com o SEBRAE, que disponibiliza muitos cursos pela internet. Ainda não tive oportunidade de participar de nenhum deles, mas os colega professores que já participaram ficaram muito satisfeitos.

Leave a Reply