Opção gratuita de hospedagem para o Moodle

Um dos grandes limitadores para professores interessados em usar a internet como apoio é a falta de opções gratuitas, para oferecer disciplinas ou cursos a distância usando oMoodle como plataforma. No caso de blogs existem inúmeras opções gratuitas como o WordPress.com e BlogSpot. Até mesmo as Wikis têm opções gratuitas para uso na sala de aula, como apoio para professores. Na última semana descobri um sistema que oferece exatamente essa possibilidade, chamado de GlobalClassroom, em que um professor pode se cadastrar e criar uma sala de aula virtual.

O sistema ainda está em fase beta, mas é uma das poucas opções para hospedar de maneira gratuita uma sala virtual no Moodle.

Research Consultants

O serviço que permite criar salas de aula gratuitas se chama eClassroom e tem algumas limitações, como qualquer serviço gratuito na internet. Mas, pode ser uma ótima porta de entrada para professores interessados em conhecer mais o Moodle, sem estar necessariamente em um ambiente de produção.

Outra opção interessante no sistema é a possibilidade do serviço ser utilizado por instituições de ensino, que não gostariam de cuidar da instalação e manutenção do Moodle. Nesse caso existe um módulo parecido, mas direcionado para uso de instituições de ensino chamado de eSchool. Mesmo com o sistema estando apenas disponível na língua inglesa e em estágio beta, ainda é um ótimo recurso para colocar em prática alguns testes com o Moodle, sem comprometer a comunicação com seus alunos.

Já tive oportunidade de conversar com muitos educadores que tinham receio de usar o Moodle, pelo simples fato de nunca ter tido o contato com o sistema e ficarem com medo de não aplicar de maneira correta o mesmo nas suas aulas. Com o GlobalClassroom é possível colocar esse medo de lado, e fazer um teste, com o acesso compartilhado entre outros colegas professores para fins experimentais.

Essa inclusive é uma excelente opção, convidar alguns professores para participar de um curso online em caracter experimental no sistema. Assim é possível praticar a criação do curso, e também o gerenciamento dos recursos e dados gerados pelos alunos no acesso. Com isso ficará difícil dizer que você nunca teve oportunidade de conhecer o Moodle!

One Response to “Opção gratuita de hospedagem para o Moodle”

  1. Olá, Allan.
    Há no Brasil o Sofi (www.sofi.com.br) que é um site que faz exatamente isso: disponibiliza salas de aulas virtuais gratuitas. Os recursos disponíveis nas salas vão desde Wikis e postagem de material, até postagem de áudio e vídeo, cursos em SCORM, calendário compartilhado e muito mais.
    Além disso, o Sofi é 100% em português.

    Abraço.

Leave a Reply