Técnicas para aprender melhor

O início do ano letivo está chegando, a maioria das instituições de ensino deve começar as suas aulas no início de Fevereiro. Além dos procedimentos normais de revisão e atualização do material didático, assunto que deve ser abordado aqui no blog nos próximos dias, um ponto que muitas vezes é relegado para o segundo plano e deve ser abordado com seus alunos é; como aprender e estudar melhor. Sempre que posso estou fazendo sugestões para que os alunos possam criar o seu ambiente pessoal de aprendizagem (PLE), para que possam acompanhar e estudar melhor usando tecnologia. Mas, ainda assim existem algumas dicas e procedimentos simples que podem fazer a diferença, principalmente para os alunos que têm dificuldades no aprendizado (a maioria).

Um artigo muito interessante de uma psicóloga chamada Kendra Wagner, aborda o assunto com várias dicas e técnicas para melhorar o aprendizado. Mesmo para professores e acadêmicos formados, algumas dicas podem ser de grande utilidade, por abordar um tema importante para os “trabalhadores do conhecimento”, afinal o estudo e aprendizagem fazem parte do nosso trabalho.

Russian Concentration

O objetivo desse artigo não é copiar o que foi indicado, para isso recomendo que você faça uma visita a página original que está em inglês. Para as pessoas com dificuldades no inglês, esse link tem uma tradução automática do texto para português.

Esse é um pequeno sumário das principais dicas, que considero as mais valiosas:

  • Sempre que aprender uma coisa nova, mantenha o assunto vivo na sua memória, colocando o conhecimento em prática
  • Aprenda de várias maneiras como por meio de livros e material multimídia
  • Ensine o que você aprendeu para outras pessoas (Essa é uma das maneiras mais eficientes de aprender!)
  • Utilize conhecimentos prévios no seu aprendizado, para construir uma cadeia de conhecimentos
  • Procure por respostas para as suas dúvidas em vários meios, para conseguir novos pontos de vista sobre o assunto
  • Adquira experiência prática naquilo que é foco dos seus estudos
  • Aprenda e analise as maneiras como você aprende melhor
  • Use testes e exercícios para potencializar o seu aprendizado
  • Faça uma coisa de cada vez! Uma das maneiras de sabotar o aprendizado é a multi tarefa, em que o aluno acaba fazendo várias coisas ao mesmo tempo, sendo uma dessas coisas estudar

As dicas do artigo são extremamente valiosas e pode servir para uma possível apresentação ou aula inaugural para seus alunos no primeiro dia de aula. Já selecionei algumas dessas dicas para passar para meus alunos!

Leave a Reply