Planos de fundo em apresentações no PowerPoint: Dicas de como e quando usar

Qual o melhor tipo de plano de fundo para usar em apresentações no PowerPoint? Cores mais claras ou mais escuras? Esse tipo de dúvida aparece sempre que nós precisamos elaborar algum tipo de apresentação. A resposta correta para essa dúvida deve ser tirada de várias características únicas e estudos de design e do efeito que as cores têm nas pessoas. Um vídeo muito interessante, que fala exatamente sobre a escolha correta das cores, para os planos de fundo dos slides em apresentações, mostra muito bem as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de apresentação.

O vídeo está narrado em inglês, mas para ajudar no entendimento dos conceitos, fiz uma breve lista na continuação desse capítulo para ajudar as pessoas que ainda não tem os critérios corretos, para fazer a escolha do melhor plano de fundo.

Vantagens de ter um plano de fundo claro nas apresentações em PowerPoint:

  • Qualquer apresentação que precise ser compartilhada por meio impresso, vai gerar ótimos resultados. Já que o custo da impressão será menor, pois o plano de fundo é claro como o papel branco, o apresentador ou palestrante terá um melhor resultado, sem a necessidade de alterar os slides;
  • O contraste entre o plano de fundo claro e os textos escritos em fontes mais escuras, chama a atenção para o conteúdo dos slides;
  • O plano de fundo claro passa uma sensação de alegria e brilho, em contraste com os fundos mais escuros que são melancólicos.

Agora que você conhece as vantagens, podemos falar um pouco das desvantagens:

  • Como o material passa a sensação de luminosidade, os slides com o tempo cansam a audiência, de maneira semelhante ao que acontece quando ficamos muito tempo na frente de uma lâmpada forte;
  • Esse mesmo cansaço aliado ao fato desse tipo de plano de fundo ser muito comum em apresentações, pode ser catastrófico se o palestrante não for carismático. O resultado é que os expectadores da palestra ficam literalmente com sono, potencializado pelo plano de fundo.

Mas, e os planos de fundo mais escuros? Será que eles são a melhor opção? Esses são os pontos positivos e vantagens listadas no vídeo:

  • Com esse tipo de cor no plano de fundo dos slides, o apresentador passa a impressão de sofisticação e mistério na apresentação;
  • Essa sensação de sofisticação é potencializada pela sensação de assistir a uma apresentação única, pois como o autor do vídeo comenta apenas 40% das apresentações usam planos escuros;
  • Mesmo sem a vantagem do contraste proporcionado pelas cores claras, um plano de fundo escuro ajuda na legibilidade dos slides.

Para finalizar os comentários da apresentação, as desvantagens de usar planos de fundo escuros:

  • Faça a seguinte soma, um auditório escuro somado a vários slides com fundo escuro também. O resultado é evidente, quem já não se agüentava na cadeira vai ter um excelente convite para cair no sono. Mesmo com palestras empolgantes, tem gente que não resiste;

Entre as duas opções qual é a melhor? Tudo vai depender do contexto em que você precisa apresentar os seus trabalhos ou projetos. Imagine a seguinte situação, você está fazendo uma apresentação na empresa, e precisa impressionar seus colegas e passar a impressão de que é uma pessoa capacitada a fazer o trabalho que lhe foi designado. A melhor opção é um fundo escuro, para passar a sensação de sofisticação necessária nos slides.

Talvez uma pedagoga, fazendo uma apresentação para adolescentes ou para os pais dos seus alunos não precise passar a impressão de sofisticação, mas sim de acolhimento transmitida por fundos de slides mais claros.

Por isso é que o conhecimento do público alvo de uma apresentação é fundamental, e deve ser determinado antes mesmo de sentar na frente do computador para trabalhar nos slides.

One Response to “Planos de fundo em apresentações no PowerPoint: Dicas de como e quando usar”

  1. Ótimas dica muito boas! Isabella!

Leave a Reply