Como integrar material produzido em Flash no Moodle?

Nos primeiros momentos em que uma instituição de ensino adota uma plataforma como o Moodle, para ministrar aulas pela internet, encontra algumas barreiras em relação ao desenvolvimento de conteúdos. Já participei de um projeto, em que os designers da instituição tinham um módulo interativo publicado na internet, totalmente desenvolvido em Flash, mas que não registrava nenhum tipo de informação relativa a participação do aluno. Quando o Moodle foi adotado como ferramenta LMS para as aulas, surgiu a seguinte dúvida; é possível enviar informações do Flash para o Moodle, para que as atividades dos alunos sejam projetadas como aplicativos multimídia?

Hoje em dia, praticamente todos os infográficos interativos são produzidos usando a tecnologia do Flash. Se esse tipo de material não estiver integrado ao sistema de ensino, o material irá funcionar apenas como uma ilustração, sem desafiar o aluno a usar os conteúdos como forma efetiva de aprendizado.

82n6145.tmp

Imagine a seguinte situação, ao invés de criar um questionário com palavras ou imagens estáticas, um professor de biologia pode desenvolver um infográfico interativo, que mostre diversas partes do corpo humano em imagens. Junto com as imagens, os alunos são estimulados a responder perguntas e identificar os nomes de ossos e músculos, com o uso do mouse.

E para melhorar ainda mais o desenvolvimento do material, o resultado da interação dos alunos com o infográfico, pode ser armazenado no sistema, como forma de avaliação. Como isso é possível?

Para realizar esse tipo de integração entre o Flash e o Moodle existe um módulo especial chamado Flash Activity no Moodle. O link leva até a página do módulo, que disponibiliza vários exemplos de como é possível trabalhar com material educacional desenvolvido no Flash e armazenado como atividades do Moodle.

Se você é estudante ou trabalha com design instrucional, recomendo muito a consulta a esse módulo e caso você ainda não saiba, comece a estudar o quanto antes o Flash. Com ele é possível expandir em muito as possibilidades de criação de infográficos, com a vantagem de registrar o desempenho dos alunos no sistema e usar o material para avaliação.

Leave a Reply