Lista de objetos e conteúdos para integrar em atividade no Moodle

O uso de recursos provenientes da própria internet é uma das ferramentas mais poderosas na criação de conteúdos, principalmente para os tutores ou professores com pouco ou nenhum conhecimento em design. Seria muito complicado para uma pessoa se um mínimo de conhecimento, gravar e criar um vídeo com o código para inserção em uma página HTML. Mas, enviar um arquivo de vídeo para o Youtube é simples, e ele próprio já gera o código necessário para integrar o conteúdo do vídeo a uma página Web.

Isso abre inúmeras possibilidades, para que um professor possa montar as suas aulas no Moodle, com o uso desse tipo de recurso, que na maioria das vezes está disponível de maneira totalmente gratuita na web.

Quais recursos estão disponíveis para usar no Moodle? Se você nunca usou esse tipo de opção, encontrei uma ótima lista que mostra vários web sites que permitem criar conteúdos multimídia ou interativos, para uso em sistemas que permitem integração com códigos HTML.

Embeddable Things to Put in Your Wiki Blog or Moodle

Entre as opções listadas estão algumas figuras já comuns para quem trabalha com desenvolvimento de conteúdos para a internet, como o próprio Youtube e o Slideshare.

Outras opções são mais recentes, como o uso de mapas oriundos do Google Maps, que podem ilustrar muito bem aulas de Geografia ou História. Depois aparecem outros destaques na área de documentos compartilhados, como o Scribd, que inclusive é usado para divulgar a lista. Como você pode ver, estou me aproveitando desse recurso para inserir o conteúdo da lista nesse artigo do blog, assim como poderia fazer em uma página Web do Moodle.

O mais interessante desse tipo de recurso no Moodle, é que isso pode ser usado para assimilar conteúdo em páginas Web, como também em avaliações. Por exemplo, você pode adicionar um vídeo do Youtube em uma pergunta de questionário, e avaliar o aluno com base no conteúdo apresentado no vídeo. Esse tipo de recurso expande e melhora a experiência do aluno com o curso, mas requer vigilância constante da equipe de design instrucional.

Para verificar a disponibilidade dos conteúdos e recursos, caso a instituição de ensino não seja a proprietária dos arquivos usados para exibir os conteúdos.

Só para complementar, senti falta do Flickr na lista.

Leave a Reply