Como satisfazer o publico alvo, no planejamento de uma apresentação?

Imagine a seguinte situação; você está se preparando para fazer uma apresentação, para a qual foi especialmente convidado, e a primeira coisa que vem a sua cabeça é o assunto da palestra. Certo? Na maioria das vezes é isso que acontece, mas esse é o primeiro passo para o fracasso de uma palestra ou apresentação. Sempre que alguém, seja um palestrante ou professor, senta na frente do computador e começa a montar os slides no PowerPoint, o pensamento é voltado a atender as suas expectativas como orador, ficando o público alvo para o segundo plano.

A regra de ouro para começar a planejar uma boa apresentação, e quando digo boa apresentação me refiro ao sucesso dela com a audiência e não ao design dos slides, é pensar no que a sua apresentação pode fazer pela audiência. Esse é o ponto chave, para que qualquer aula ou palestra possa ser considerada um sucesso, as pessoas não foram para a sua palestra ou aula pare ver você, mas sim aprender alguma coisa nova, que pode mudar ou melhorar as suas vidas.

Pode até parecer exagero, mas uma palestra ou apresentação que não consiga tocar as pessoas que estão assistindo, está fadada ao fracasso e entrar na temerosa categoria do Death by PowerPoint.

Face in a crowd

Como evitar isso?

A primeira coisa a fazer é criar o que os designers chamam de persona. Essa persona é a projeção do seu público alvo, alguns autores sugerem até que você selecione uma fotografia de uma pessoa que represente essa persona, coloque do lado do seu computador e vá projetando mentalmente as necessidades dessas pessoas.

Eu mesmo faço o seguinte, antes de começar a fazer uma apresentação tento responder as seguintes perguntas:

  • Quais as necessidades das pessoas que devem assistir a minha apresentação?
  • Como posso ajudar essas pessoas a atingir esses objetivos?
  • Posso sugerir alguma ação prática na apresentação, que pode melhorar a vida dessas pessoas?
  • Será que as pessoas ao final da apresentação, ficariam empolgadas ou desanimadas ao saber que vão assistir outra palestra minha no futuro?

Depois de responder essas perguntas, procurando desenvolver a sua apresentação de maneira a beneficiar a platéia, ou seus alunos, pode ter certeza que a apresentação será um sucesso!

Leave a Reply