Como integrar conteúdos gerados no eXe com o Moodle para aulas online

Ontem comentei sobre uma lista com as ferramentas que devem ganhar destaque no meio educacional em 2009, sendo que o Moodle e outras ferramentas bem interessantes fizeram parte dessa lista. Uma dessas ferramentas se chama eXe e depois de consultar um pouco mais sobre seu funcionamento, encontrei um tutorial muito bom, mostrando a integração do conteúdo produzido com o eXe no Moodle, no formato IMS e SCORM. O vídeo está com narração em inglês, mas o autor tomou o cuidado de gravar as ações em velocidade baixa, para facilitar o entendimento.

Só tem um pequeno problema com o vídeo! Em momento algum o autor do tutorial abre o enquadramento da imagem, para mostrar a interface completa do Moodle, o que pode gerar um pouco de desconforto no início, mas os problemas ficam de lado, quando conseguimos visualizar o conteúdo sendo exibido de maneira rápida no Moodle.

O procedimento é bem simples, o designer instrucional ou tutor, prepara o conteúdo com imagens e textos no eXe para depois gerar um arquivo no formato ZIP. Esse mesmo arquivo é importando para o Moodle, que extrai o material e gera uma página com uma barra lateral de navegação.

Esse processe é muito mais rápido e ágil que a criação das páginas Web do Moodle, em que os tutores precisam editar quase que manualmente os conteúdos, como se estivessem construindo o texto em ferramentas como o Word. O problema todo é a construção de conteúdos usando imagens, que precisam ser inserida manualmente no editor de textos do Moodle.

No final do tutorial, o autor ainda mostra o mesmo processo para a criação de conteúdo do tipo SCORM no Moodle, que é muito simples também. Basta importar o arquivo e configurar o Moodle para extrair o conteúdo para o local que ele deve ser consultado.

Se você trabalha com design instrucional e pretende usar textos longos nos seus cursos, ou disciplinas ministradas pela internet, o eXe pode acelerar em muito o processo de criação de material educacional, principalmente se você usar o Moodle.

One Response to “Como integrar conteúdos gerados no eXe com o Moodle para aulas online”

  1. Marco AR Vieira on December 1st, 2008 at 8:56 am

    Allan, Leio o Colaborativo sempre, mas tenho dificuldade de armazegaem por falta de um dado simples em cada edição como data ou conteúdo. Quanto ao uso do Scorm no EXE não consigo baixar o progrma e não encontro uma explicação plausível. MARV

Leave a Reply