Lista com os melhores aplicativos para EAD e aprendizagem online para 2009

Uma das coisas que mais gosto de consultar na internet são listas, com a classificação de algum item ou produto. Sempre é possível encontrar produtos ou softwares que não conhecemos, mas que outras pessoas já avaliaram. Para a alegria de quem gosta de conhecer novas ferramentas voltadas para educação pela internet ou o aprendizado online, um web site britânico publicou uma lista com as melhores ferramentas voltadas para essa área para o ano de 2009. Para os mais curiosos é possível consultar as listas de 2007 e 2008 também, que contam com algumas pequenas modificações, mas a maioria das ferramentas existentes nas listas anteriores continua lá, apenas mudaram de posição.

Como a lista pode ser de 2009? O destaque da lista é relacionado com a popularidade da ferramenta ou software, e sua aceitação hoje no mercado de educação, ou e-learning, como é chamada essa modalidade em países de língua inglesa.

My Paper Note Inbox 3

Se você é usuário do Moodle, pode ficar feliz, pois a ferramenta de gestão e gerenciamento de cursos pela interne, aparece na lista pelo segundo ano consecutivo. Devo confessar que não é surpresa a classificação do Moodle como melhor sistema LMS para 2009, até mesmo pelo grande número de artigos que indico aqui no Blog, em que universidades de várias partes do mundo migram para o Moodle e abandona o uso de ferramentas como o Blackboard.

Quais outras ferramentas aparecem como destaque?

  • eXe: Essa ferramenta com nome pouco comum para nós é destinada a professores ou educadores, que precisam criar conteúdos voltados para a internet, mas com pouco ou nenhum conhecimento de linguagens e códigos para a web. Com ele é possível elaborar material didático nos formatos próprios para distribuição em web sites, mesmo sem o uso do Moodle ou outros sistemas LMS.
  • Freemind: O assunto aqui são os mapas mentais, que podem ser elaborados em vários sistemas usando o Freemind! Apesar de não oferecer as facilidades de um sistema pela internet, a possibilidade de criar mapas mentais de maneira ilimitada, sem as restrições dos sistemas pagos, faz esse software merecer estar entre os melhores dessa lista.
  • Voicethread: O que você acha de substituir os fóruns assíncronos de texto, por discussões em áudio? Essa é uma ótima opção para quem quiser trabalhar com mais material multimídia nos seus cursos a distância.

Como você pode perceber uma rápida visita a lista pode apresentar novas e úteis ferramentas para profissionais de design instrucional, ou professores que pretendem iniciar projetos usando a internet como meio de ensino. Mesmo que você não pretenda ministrar cursos pela internet, as ferramentas apresentadas podem ser de grande ajuda no aprendizado e estudo, para qualquer área! Recomendo a visita.

One Response to “Lista com os melhores aplicativos para EAD e aprendizagem online para 2009”

  1. Não tinha ainda visto o seu artigo quando publiquei o meu http://2.0.bloguite.com/web-20/top-100-das-ferramentas-para-educacao.html.

    O Top 100 parece-me que dá uma excelente ideia das ferramentas que os profissionais da educação em geral, enão só os designers, estão a usar.Eu ajudei a eleger algumas delas e não me considero um designer, longe disso.

    Ainda esta semana testei o Twitter como ferramenta educativa.
    Vou publicar um “post” sobre o assunto. Esteja atento.

    Um abraço.

Leave a Reply