Como compartilhas cursos e disciplinas no Moodle para acesso público?

Uma das características que mais gosto do Moodle é sua versatilidade em oferecer plugins e módulos extras, para prover ferramentas e opções que não acompanham o sistema na sua versão padrão. Dentre essas opções, uma das que conheci recentemente e recomendo a todos que trabalham comercialmente com o Moodle, é o OpenShare. A função desse plugin para o Moodle é simples, mas extremamente útil. Os gestores de cursos a distância ou gerentes de EAD das instituições que oferecem cursos assim, geralmente precisam publicar ou mostrar uma amostra desses cursos para o público.

Com o modo de trabalho padrão do Moodle é um pouco complicado fazer isso, a não ser que você crie um curso especial, com acesso público. Assim, pessoas interessadas em cursar uma disciplina ou curso de extensão podem conhecer o ambiente antes de efetuar a matrícula. O OpenShare tem como função auxiliar nessa tarefa, só que ele é bem mais versátil e evita a cópia de disciplinas no sistema.

Como ele funciona? Se você quiser conhecer mais sobre o OpenShare, recomendo assistir a essa pequena apresentação em vídeo que mostra a instalação e funcionamento da ferramenta no Moodle 1.9.

A qualidade do vídeo não está muito boa, mas é possível perceber bem o funcionamento da ferramenta, antes de precisar instalar o módulo no seu Moodle. Funciona assim; você adiciona o código do OpenShare na pasta de plugins do Moodle e ativa a ferramenta no painel de administração. Quando isso for terminado, um novo bloco estará disponível nas disciplinas.

Nesse bloco é possível determinar quais recursos ou atividades de um curso em especial estão abertos ou fechados para visitantes. Podemos até mesmo definir uma licença de conteúdo, seja copyright ou creative commons.

Mas, isso não seria a mesma coisa que abrir o curso para convidados? Não, o OpenShare consegue fazer um pouco mais que permitir acesso público. No próprio vídeo é mostrado um exemplo de um novo status de usuário chamado Open Learner, que pode acessar os cursos e visitar as atividades e recursos disponíveis para o público em geral. Um visitante no Moodle pode consultar textos e links, mas não participa de fóruns ou questionários. O OpenShare permite a participação desses usuários em atividades como essas.

Caso a sua instituição trabalhe com a comercialização de cursos a distância, usando o Moodle, recomendo muito o uso e avaliação do OpenShare para divulgar os conteúdos e metodologias de EAD da sua instituição.

Para saber mais sobre a ferramenta, recomendo uma visita a página oficial do OpenShare. Hoje a página parece estar fora do ar, mas deve ser apenas uma manutenção temporária.

Leave a Reply