Como classificar apresentações em PowerPoint pelo seu design?

Depois de muito tempo lendo e estudando técnicas de oratória e design de apresentações em PowerPoint, percebi que alguns autores renomados da área estão cobertos de razão ao criar uma classificação para o design dos slides. Sim, assim que você terminar de ler esse artigo e for assistir a sua próxima apresentação, tente identificar em qual categoria o palestrante se enquadra. A classificação foi criada por Nancy Duarte e Garr Reynolds, ambos os autores de livros sobre técnicas de design para slides e oratória.

Estou lendo o livro da Nancy Duarte agora, sobre apresentações e devo em breve fazer uma análise dele aqui no Blog, mas mesmo antes de terminar a leitura quero comentar essa classificação, que é simples mais muito verdadeira!

bad-powerpoint

A classificação se divide em três partes e funciona assim:

  • Apresentação do tipo documento: Esse é o tipo de apresentação em que a pessoa responsável pela elaboração dos slides, caba criando um documento. Sim, aquelas apresentações que podem ser usadas ao mesmo tempo para estudar ou conhecer um determinado assunto, sem o palestrante. Esse é o pior tipo de apresentação, em que o palestrante podia muito bem enviar o material por e-mail ou impresso e economizar o tempo da palestra.
  • Apresentação do tipo teleprompter: Aqui temos o tipo mais comum, em que se enquadra a maioria dos profissionais. Com esse tipo de apresentação, o palestrante adiciona os textos necessários ao slide para que ele e a platéia sigam a apresentação lendo. O uso desse tipo de apresentação gera dois graves erros em palestras, na maioria das vezes o palestrante de vira para a tela, para poder ler os textos e esquece-se da audiência e as pessoas esquecem o que está sendo falado na apresentação, pois estão ocupadas lendo os slides.
  • Apresentação: Por último, as apresentações que realmente são apresentações. Esse tipo é fundamentado basicamente em elementos visuais e é o pilar de uma boa apresentação oral, sem mencionar que seguem uma boa lógica de raciocínio e passam uma mensagem.

Como você pode perceber, a maioria das pessoas é condicionada a criar apresentações do tipo teleprompter. Da próxima vez que você assistir a uma palestra, tente classificar a apresentação e torça para ser uma apresentação mesmo!

2 Responses to “Como classificar apresentações em PowerPoint pelo seu design?”

  1. Jéssica Eduarda on August 20th, 2009 at 8:54 am

    Este site reresentou coisas muito importante para se fazer uma boa apresntação. Parabéns pelo ótimo trabalho!

  2. Tudo o que o Garr e a Nancy dizem é muito bonito mas são apenas teorias e princípios básicos não se aplicam a todo o tipo de apresentações.
    Na hora de fazer apresentações de vendas, lançamento de produtos, financeiras etc., os princípios têm de ser outros, e o “storytelling”
    não cabe, o que não impede que o design e o know-how em comunicação façam a diferença.
    Por outro lado muitas das teorias que eles apregoam, parecem o reinventar da roda, todos os profissionais da área os conhecem e aplicam intuitivamente.
    O problema das más apresentações está nos amadores e nos defensores do “faça-você-mesmo” apenas porque têm o powerpoint no computador.
    A realidade é que lápis e papel todos temos e aí uns desenham e outros apenas fazem riscos.

Leave a Reply