Como selecionar projetos de pesquisa, para artigos e monografias?

Como estou sempre envolvido com a produção de cursos e disciplinas, a experiência em sala de aula me ajuda muito a entender as necessidades dos alunos, por isso acredito que todo o designer instrucional, deva ter experiências com docência. No meu caso, eu era professor antes de me dedicar ao design instrucional, por isso a transição foi feita de maneira rápida e simples, isso até me ajudou no planejamento de material didático. Quando você faz o planejamento sem conhecer os alunos, tudo fica mais difícil e os erros começam a aparecer. Material escrito para um perfil diferente de público, sempre prejudica o aprendizado.

Uma das coisas que me meus alunos sempre me perguntam é a escolha de temas, para projetos de pesquisa como monografias e artigos científicos. Nesse departamento, devo confessar que ando um pouco relapso, pois estou me dedicando mais a produção de livros que a de material científico como artigos. Mas, mesmo assim, acho que com os livros, posso ajudar um número maior de pessoas. Já escrevi dois deles e estou trabalhando na criação de mais dois, espero que os primeiros rascunhos estejam prontos até o final de janeiro.

Infografico

Quais os conselhos que passo para meus alunos?

A escolha dos temas para esse tipo de estudo é fundamental para o sucesso da iniciativa. Como os alunos ainda têm pouca experiência, eles não sabem ao certo sobre qual assunto escrever. Por isso recomendo que os mesmos façam uma primeira pesquisa, procurando por problemas na sua área de conhecimento. Sim, uma boa pesquisa científica deve fazer a análise e procurar soluções para problemas. Claro que isso não é tudo, mas a análise e resolução de problemas é um ótimo começo.

Uma das maneiras de localizar esses problemas e na própria sala de aula, vendo as dificuldades dos alunos no aprendizado de algum assunto. Mesmo sendo um problema relacionado ao ensino, é uma oportunidade para discorrer uma análise sobre o assunto e propor uma solução.
Outra oportunidade tem relação com os estágios, em que o aluno pode identificar no seu local de trabalho, os principais problemas e dilemas de uma atividade profissional. Escolha o tema e discorra sobre ele.

Depois que a oportunidade for identificada, então o próximo passo é estudar o assunto, ler livros e reunir material na internet como outros artigos e documentos, para comprovar que o assunto realmente é pertinente. Com tudo isso reunido, tudo que é preciso agora é um pouco de esforço e trabalho de pesquisa, para propor uma solução para o problema.

Simples? Eu sei que escrever “como fazer” é muito mais fácil, mas esse tipo de receita básica sobre projetos de pesquisa deveria fazer parte do arsenal de ferramentas de todos os professores. Se você tem experiência em sala de aula, deve saber que nem todos os alunos têm inclinação para pesquisa, mas com uma ajuda rápida, eles podem começar a se interessar.

Nessa fase, não mencione as famosas normas da ABNT, essa parte gera um pouco de medo nos alunos. O mais importante é realizar a pesquisa, depois que o material estiver pronto a formatação será o menor dos problemas do aluno.

Leave a Reply