Quando usar fóruns em ambientes de educação a distância?

Dentre as ferramentas disponíveis em sistemas voltados para educação na internet, os fóruns são uma das opções mais usadas em cursos, para promover o diálogo e discussão entre integrantes da mesma classe. Porém, antes de continuar falando das desvantagens e vantagens dos fóruns, em ambientes como o Moodle, preciso confessar uma coisa; não acredito no valor educacional dos fóruns. Sim, pelo que tenho visto nos cursos em que pude acompanhar a experiência dos alunos, os fóruns têm pouca ou nenhuma contribuição para o processo de aprendizagem, servindo mais como meio de comunicação entre os alunos e tutores.

Para quem não sabe o que é um fórum, esse é um sistema em que um usuário pode publicar uma mensagem, com comentários ou dúvidas, em que outra pessoa pode responder. O conjunto de várias mensagens na mesma página na internet forma o ambiente do fórum.

Qual o problema em usar um fórum para educação? Apesar de ser uma ferramenta que funciona na internet, o uso dos fóruns apresenta o mesmo problema das dinâmicas de grupo, em que os primeiros alunos a expor idéias, acabam influenciando o comportamento dos próximos participantes. Para o professor, fica difícil saber a quantidade real de alunos que tinha uma opinião formada antes que os primeiros alunos a participar.

fóruns

Nos fóruns acontece a mesma coisa, depois que os primeiros alunos começam a participar das discussões, publicando mensagens, os alunos que participam na seqüência, acabam baseando suas opiniões nas mensagens publicadas pelas primeiras pessoas.  Sem mencionar que quando um fórum exige a apresentação de algum tipo de conhecimento, como a descrição de uma biografia ou pesquisa, o espaço se transforma em um festival de “copiar” e “colar”.

Esses são os problemas, então quando é que um fórum deve ser usado? Dentre todas as experiências que tenho presenciado, os fóruns tem funcionado melhor, quando o seu uso é condicionado à seqüência de uma atividade prática. Nesse caso, os fóruns se ajustam de maneira perfeita ao ensino baseado na resolução de problemas. Por exemplo, você apresenta um problema ou projeto que o aluno precisa desenvolver, e depois que os prazos para execução do projeto terminam, os alunos podem usar os fóruns, para comentar as dificuldades e benefícios, de realizar o trabalho.

Assim como os blogs, as mensagens nos fóruns devem ser condicionadas a interpretações subjetivas dos alunos, com depoimentos e opiniões pessoais. Nada melhor que usar essa ferramenta, como meio para divulgar e compartilhar, experiências que podem ser únicas, relacionadas com o envolvimento nos projetos propostos pela disciplina.

Com esse tipo de organização, o funcionamento do fórum é favorecido. Os cursos que usam apenas fóruns, como meio de interação, sem tarefas bem definidas, podem não funcionar muito bem.

One Response to “Quando usar fóruns em ambientes de educação a distância?”

  1. Parabéns pela escolha do assunto!

    Estou me especializando (doutorado) no uso de fóruns de discussão em educação, estudo o assunto há mais de 5 anos. O problema é complexo, envolve variáveis diversas, além das já existentes na Teoria da Comunicação. Apenas para citar algumas: os momentos do fórum (existem várias fases e os participantes se comportam de forma diferenciada em cada fase); o momento do moderador silenciar; como medir a qualidade das mensagens para posterior avaliação de desempenho; como motivar os alunos.

    A avaliação de mensagens em fóruns envolve juízo de valor, interpretação. Alguns modelos podem auxiliar na tarefa de avaliação. Estou adaptando um modelo baseado em lógica nebulosa para avaliar mensagens em fóruns educacionais.

    Quem tiver interesse no assunto, pode me contactar (ver o site)

Leave a Reply