Técnicas de leitura para internet: Desenvolvendo material em texto

O design instrucional é uma área do conhecimento multidisciplinar por natureza, os profissionais precisam se adaptar de maneira muito rápida aos ambientes usados para prover material educacional e cursos, na mesma velocidade com que as mudanças acontecem na área de tecnologia. Uma dessas áreas em constante evolução é a internet, que muda constantemente os focos de ação e o comportamento dos usuários. Na área educacional, os designers instrucionais formados há cinco anos, sequer vislumbravam o uso das chamadas redes sociais, blogs e wikis na área educacional. Tudo era muito recente e sequer as próprias tecnologias estavam consolidadas.

O estudo do comportamento dos usuários na internet é de fundamental importância para o trabalho do designer instrucional, tanto é que sempre estou lendo livros ou artigos científicos sobre o comportamento dos usuários em páginas na web. Como uma das principais mídias usadas para criar material educacional é a internet, o conhecimento do comportamento do usuário pode ser a chave para o sucesso ou o fracasso de qualquer material educacional.

Material textual

Uma das coisas que sempre considero, na criação de textos ou conteúdos para web sites, é que os usuários geralmente não fazem a leitura do conteúdo completo da página. Na maioria das vezes, essa leitura é substituída por um processo semelhante a um escâner. As pessoas passam os olhos sobre as palavras do texto em um web site, procurando por assuntos ou títulos que chamem e sua atenção.

Esse é o comportamento padrão da maioria dos usuários, que no nosso caso podemos chamar de alunos, em ambientes de hipertexto. Para aproveitar, ou evitar problemas com esse tipo de comportamento, sempre procuro tomar alguns cuidados, quando o material usado nas aulas tem forte embasamento textual, para publicação na internet.

Veja alguns cuidados, para evitar problemas e melhorar a experiência dos seus alunos em ambientes educacionais na internet:

  1. Mesmo estando na internet, disponibilize uma versão para impressão do conteúdo. Se os alunos resolverem consultar o conteúdo impresso, o problema da leitura por palavras-chave desaparece. Isso evita problemas com alunos que tem dificuldade em acessar a internet também.
  2. Deixe bem clara a segmentação do conteúdo, com índices direcionando para parágrafos específicos d texto.
  3. Se os alunos consultam o material em blocos, deixe evidentes as palavras-chave de cada parte do texto, com asteriscos ou tipografia diferente.
  4. Quanto menos texto na tela, melhor será a experiência do aluno. Tente evitar páginas e conteúdos organizados em longas páginas, isso desestimula a leitura completa do texto.

Com esses pequenos ajustes no texto, o seu conteúdo educacional na internet pode melhorar em muito, oferecendo uma melhor experiência para os seus alunos.

One Response to “Técnicas de leitura para internet: Desenvolvendo material em texto”

  1. Allan,
    Excelentes considerações!
    Obrigado peas dicas.

Leave a Reply